Compartilhar é se importar!

A Pirâmide alimentar é um guia da boa alimentação, ou seja, é uma representação gráfica que reúne informações muito importantes sobre o grupo de alimentos presente na nossa dieta. A pirâmide alimentar tem como principal objetivo garantir o bem estar nutricional de uma pessoa, de forma a passar informações em relação as proporções recomendadas de cada grupo alimentar. Saiba mais sobre a pirâmide alimentar nos tópicos abaixo.

Captura de Tela 2016-08-15 às 08.52.27

Tipos de pirâmides alimentares

No mundo existem vários tipos de pirâmides alimentares, isso porque apresentam variações, pois em cada lugar há uma especificidade na alimentação. No Brasil, a primeira pirâmide alimentar foi desenvolvida no ano de 1999, e após esse período ouve uma reestruturação para adequar-se melhor à realidade da alimentação no nosso país. Atualmente, a pirâmide alimentar brasileira baseia-se em uma dieta de 2000 quilocalorias diárias e agrupa os alimentos em oito grupos básicos.

Como os alimentos são distribuídos na pirâmide alimentar

No Brasil, os alimentos na pirâmide alimentar são divididos em oito grupos que são dispostos em quatro níveis. Cada um desses alimentos apresentam uma grande variedade de nutrientes, então foram classificados de acordo com o nutriente que se apresenta em maior quantidade.

Na pirâmide, é possível observar a quantidade ideal de cada tipo de alimento que deve ser consumido diariamente, para o correto funcionamento do corpo. Os grupos alimentares presentes na pirâmide são:

  • Óleos e gorduras/ Açúcares e doces

Estão no topo da pirâmide, então devem ser consumidos com moderação, pois em excesso fazem mal à saúde. Saiba que o consumo exagerado desses alimentos trazem desequilíbrio e ganho de peso. Mas podem fazer parte de uma dieta sem problemas quando suas proporções diárias são respeitadas.

  • Leite e derivados/ Carne, ovos e leguminosas

Esse grupo de alimentos são grandes fontes de proteínas, responsáveis por disponibilizar força aos músculos, tecidos e ossos. Esses alimentos são ricos em cálcio, proteína, vitamina A e vitamina D.

  • Hortaliças/Frutas

As hortaliças e frutas são conhecidos como alimentos reguladores e são importantes para o funcionamento correto de todo o organismo, além de serem capaz de prevenir vários tipos de doenças como, por exemplo, o câncer. Esse grupo de alimentos é rico em vitamina A, vitamina C, potássio, folato, ferro e fibras.

  • Cereais, pães, tubérculos, raízes e massas

Esse grupo alimentar são os carboidratos, as principais fontes de energia para o corpo. Estão na base da pirâmide, então devem ser consumidos em maiores quantidades. O mais recomendado é optar por fontes de carboidrato mais saudáveis como os grãos, pães integrais e cereais. São ricos em vitaminas do complexo B e fibras.

Na alimentação diária, é importante a inclusão de todos os grupos da pirâmide alimentar para garantir que o corpo receba todos os nutrientes necessários. Os alimentos que devem ser consumidos em uma maior proporção estão na base da pirâmide e os que precisam ser consumidos com moderação estão no topo da pirâmide.

Para saber exatamente a quantidade diária dos alimentos que devem ser consumidos ao longo do dia, é importante saber as calorias diárias que cada um necessita, já que o organismo de uma pessoa trabalha completamente diferente da outra. Por isso a procura de um nutricionista é indispensável.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *