Saúde integral

Primeira menstruação: como lidar com essa nova fase

A menarca, sinônimo da primeira menstruação, é um marco importante na vida de qualquer mulher. Este acontecimento sinaliza que a menina está entrando na adolescência e que seu sistema reprodutor esta apto a gravidez. Em outras palavras, a menarca marca o início da vida reprodutiva da mulher.

O que acontece durante a primeira menstruação?

Durante a formação fetal das meninas, ainda no útero da mãe, todos os seus óvulos vão se formar, no entanto, estes óvulos vão ficar estacionados em uma determinada fase de seu desenvolvimento, isto porque um bebê não teria a menor condição de ovular e gerar outro bebê. Esta bebê vai crescer, viver sua infância, amadurecer mentalmente e se desenvolver fisicamente e por volta dos 12 anos de idade, o seu organismo entenderá que esta pronto para continuar a desenvolver estes óvulos e ela vai ter a sua primeira menstruação, que marcará a sua primeira ovulação. Sintetizando, a menarca é o desfecho da primeira ovulação da mulher.

Alterações no corpo e na mente feminina associadas à menarca:

  1. Desenvolvimento das mamas;
  2. Surgimento de pelos pubianos;
  3. Voz mais suave;
  4. Alargamento do quadril que se dá por expansão dos ossos ilíacos (bacia), com o objetivo de garantir espaço suficiente para que o bebê possa passar através do canal do parto no momento do nascimento, no caso de uma gravidez;
  5. Definição dos contornos físicos que caracterizam a mulher: estreitamento da cintura, aumento e definição do tamanho das nádegas (bumbum), e dos seios;
  6. Desenvolvimento mental e psicológico, onde a menina começa a abandonar as brincadeiras da infância e passa a ser mais vaidosa, interessando-se por assuntos mais complexos e vê a necessidade de interagir com outras pessoas, sair, fazer “um social”, preocupando-se com suas roupas, penteados, etc;
  7. Inicia-se uma busca natural pela independência e liberdade.

A primeira menstruação da menina…

Basicamente, a pré-adolescente vai ovular e menstruar. Esse evento, geralmente terá uma duração desequilibrada, ou seja, a menstruação pode durar de 2 dias a 8 – 10 dias, isso porque os hormônios femininos, que acabam de ser reativados ainda não estão trabalhando em harmonia no organismo.

As alterações no corpo da mulher, que citamos, de 1 à 7, não acontecem de uma só vez e ao mesmo tempo no momento da primeira menstruação, eles vão se desenvolvendo ao longo da adolescência e segue até o início da fase adulta, por volta dos 21 anos, quando o seu corpo terá adotado sua forma adulta, na maioria das vezes.

Outras informações importantes sobre a primeira menstruação:

  1. Nos primeiros anos após a menarca, o ciclo menstrual pode ser irregular, ou seja, as vezes a mulher poderá menstruar duas vezes no mês, ou poderá ficar de dois a três meses sem menstruar. Ou ainda ficar mais de 10 dias menstruada, sendo este fato, em constante recorrência, indicativo para o uso de contraceptivos orais, evitando perdas sanguíneas exacerbadas e anemia.
  2. É normal, a presença de fortes cólicas menstruais, nas primeiras menstruações, que podem acompanhar ou não a mulher por toda a sua vida;
  3. Meninas que após a primeira menstruação, observem o surgimento de pelos nos braços, bigode, cavanhaque, na linha alba, que é a linha que divide o abdome ao meio e passa na reta do umbigo e muita acne, principalmente no dorso (nas costas), pode ser portadora da síndrome dos ovários policísticos.
  4. A mulher deve começar a visitar o consultório do médico ginecologista para fazer exames de rotina preferencialmente após os 21 anos ou mediante sinais e sintomas que fujam da normalidade. Muitas adolescentes, procuram o médico ginecologista antes dos 21 anos para conversar e tirar dúvidas, sem necessariamente passar pelo processo de exame físico.

É muito importante que a família converse com suas filhas a respeito deste assunto, as tranquilize e deixe-as confortáveis e orgulhosas pelo fato.

 

 

1 Comentário

1 Comentário

  1. Nope

    outubro 23, 2016 at 2:22 pm

    Fase com z é complicado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir