Dicas para eliminar as cólicas do período menstrual

por | outubro 1, 2018

Toda mulher sabe que o período menstrual é um processo delicado e que traz inúmeros desconfortos. A maioria de nós sempre acaba se sentindo mal com as cólicas e as náuseas, mas sempre nos esforçamos para não deixar que a nossa rotina seja prejudicada.

Algumas dicas podem ajudar a eliminar as cólicas no período menstrual, separamos algumas delas, confira:

  • Acupuntura

Sabe-se que a acupuntura auxilia no tratamento de várias doenças e mal estar de modo geral, e para aliviar as cólicas durante o períodos menstrual não podia ser diferente. Quando as agulhas são aplicadas entre a lombar e o abdômen há liberação de endorfina o que ajuda a diminuir as dores e incômodos.

  • Alimente-se bem
  • Compressa com água quente
  • Faça atividade física
  • Massagem

Uma boa alimentação é fator importante para quem quer ter mais qualidade de vida nesse período. Aveia, beterraba, banana, couve, atum, soja e salmão são alimentos que têm anti-inflamatórios e que trazem um bem danado para nosso corpo, principalmente no período menstrual.

Já alguns alimentos devem ser evitados, como frituras, lanches, embutidos, cafeína, refrigerante, chá preto e todo tipo de gordura, pois aumentam os hormônios responsáveis pelas contrações uterinas, causando dores.

Uma bolsa de água quente pode ser a solução para eliminar as cólicas no período menstrual, afinal o calor estimula a dilatação dos vasos sanguíneos que, consequentemente, relaxa a  musculatura diminuindo a possibilidade de contrações e cólicas.

A prática de atividades físicas deve ser rotina, mas nem sempre isso acontece. Vale lembrar que alongamentos, ioga, uma simples caminhada ou andar de bicicleta ajuda – e muito – para quem não quer passar mal durante a TPM e diminuir as dores causadas pela cólica.

Praticar exercícios libera endorfina, o que é ótimo para diminuição das dores, por isso, mantenha uma rotina de atividades e veja como as cólicas deixarão de fazer parte da sua rotina mensal.

Algumas massagens podem ser boas opções para eliminar as cólicas, os movimentos feitos no abdômen e nos pés amenizam as dores e o inchaço, pois relaxam os músculos, melhora a circulação, diminuindo a dor.

Algumas técnicas que utilizam pedras quentes também são boas dicas, afinal o calor das pedras e o vai e vem dos movimentos com as mãos ajudam na circulação.

  • Relaxe

Durante o período menstrual é indicado que você relaxe bastante, por mais que isso às vezes seja difícil, é necessário. Tente não se estressas com as coisas que acontecem de errado no seu trabalho ou em casa, procure sempre respirar fundo e pensar antes de falar algo ou tomar decisões.

Se for possível, tire um tempo para você, divirta-se, faça uma caminhada, leve o cachorro para passear ou então passe um tempo em casa deitada vendo um bom filme, pequenas mudanças podem ser ótimas escolhas para eliminar as cólicas.

Deite de barriga para baixo, com uma almofada ou travesseiro apoiado, essa técnica pode ser muito útil e diminuir as dores, além de proporcionar uma noite de sono agradável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *