Saúde integral

Como usar o absorvente externo?

O período menstrual é um dos mais críticos para todas as mulheres, desde as mais novas que estão começando a ter contato com esse universo até com as mais velhas que já sabem exatamente todos os pormenores que o período traz.

Mas, será que você sabe mesmo como usar um absorvente externo? Veremos as dicas a seguir.

Tipos de absorvente

O uso correto do absorvente se dá desde a escolha do produto, mas para isso é preciso entender qual é o seu tipo de fluxo. Se você sabe que os dias de menstruação costumam ser doloridos, com cólica, fluxo intenso e muito sangramento, será necessário optar por um absorvente externo mais longo.

Algumas marcas oferecem o absorvente noturno, ele é mais longo que o convencional e garante absorção completa. Já se o seu fluxo é moderado ou pequeno você pode escolher entre as opções mais comuns: seca ou suave.

Seca: a cobertura seca é feita com um material plástico, como se fossem um funil, o fluxo é absorvido com mais rapidamente e não volta à superfície.

Suave: já a cobertura suave é mais macia, feita de algodão e o contato com a pele mais “suave”, literalmente. É indicado para quem tem fluxo moderado ou mesmo pequeno.

Há ainda marcas que oferecem o 2 em 1, ou seja, absorvente externo com cobertura seca e suave. Basta escolher a marca, tamanho e textura que mais se adequar às suas necessidades.

Como usar absorvente corretamente

Para usar corretamente seu absorvente externo identifique seu fluxo e o tipo de absorvente que é melhor para você. Depois disso você terá de optar por um dos dois modelos: com aba e sem abas.

Algumas mulheres optam por abas por se sentirem mais “seguras”, para usar esse tipo de absorvente basta remover as fitas adesivas do meio e das laterais (abas) e grudar na sua calcinha, não tem segredo.

Já para quem não gosta de absorvente com aba pode escolher pela cobertura que for melhor (seca, suave ou mista) e retirar a fita adesiva fixando o material na calcinha também.

Cuidados no dia a dia

Algumas mulheres utilizam absorvente interno no dia a dia, são os chamados protetores diários, mas é válido lembrar que esse tipo de produto pode trazer danos à sua saúde íntima uma vez que impede a passagem do ar no local podendo gerar fungos e bactérias.

É importante sempre consultar seu ginecologista e pedir orientações quanto ao uso correto do seu absorvente, outra recomendação indispensável está relacionada à escolha do absorvente com cobertura perfumada ou sem perfume. O mais indicado no período menstrual é o absorvente externo sem perfume, pois o contrário poderá causar alergias e danos.

Lembre-se também de que fazer a sua higiene íntima regularmente é fundamental, use sabonete íntimo de 1 a 2 vezes por semana e mantenha a depilação em dia, todas essas medidas evitam a proliferação de fundos e o surgimento de doenças, como corrimento, na região íntima da mulher.

Caso haja algum tipo de sintoma ou manifestação do seu organismo é indispensável uma consulta ginecológica imediata.

Click para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir