Armadilhas da aparência – a beleza ideal ixiste?

por | setembro 6, 2018

Armadilhas da aparu00eancia vs beleza feminina

A estação do verão traz muitos benefícios à saúde do ser humano, pois as pessoas em geral conseguem acordar mais cedo, alimentam-se de produtos mais leves e se sentem dispostos à rotina e até mais bem-humorados.

Podemos observar nitidamente alguns pontos de caminhadas em cidades do interior de Minas Gerais, como é o caso de Barbacena, onde a Avenida Sanitária se transforma em uma academia a céu aberto até as 22hs todos os dias.

Quando a motivação da atividade física é a busca de saúde há sempre um ponto positivo nessa prática, entretanto quando as pessoas estão movidas pela busca do “corpo ideal”, o exercício traz um viés negativo.

Submetem-se a dietas restritivas ou mesmo compulsão alimentar por ficarem muito tempo privadas de alimentação para atingir o objetivo de emagrecer. Com certeza, tais atitudes trazem grandes prejuízos ao corpo, a saúde e ao psicológico.

Os distúrbios alimentares são doenças que se manifestam mais nas mulheres de 15 a 35 anos e são de classe a média a alta. São doenças ligadas a uma idéia fixa de obter um “corpo ideal”. Muitos já ouviram falar sobre tais doenças: Anorexia e Bulimia.

Quando falamos em bulimia, nos referimos à pessoas que comem compulsivamente sem controle do seu apetite, mas depois procura compensar esse desequilíbrio tomando vários laxantes ou provocando vômitos. É uma doença de difícil diagnostico, pois a pessoa não apresenta sinais visíveis.

A anorexia está associada à recusa de alimentos, ou faz poucas refeições e exagera em atividades aeróbicas para eliminar a gordura corporal. Os sinais da doença já são visíveis, a pessoa doente fica desanimada, perde cabelos, dentes e têm a aparência desnutrida.

Não se sabe o certo o porquê desse distúrbio, a cada caso existe uma particularidade envolvida, mas pode se pensar nas situações de problemas de auto-imagem, baixa auto-estima ou mesmo querer se enquadrar ao padrão de beleza atual.

A preocupação com a beleza é algo que sempre esteve presente na história do ser humano e não um discurso do século XXI como pensam algumas pessoas. No período da pré- história, por exemplo; os chefes dos bandos já se enfeitavam com dentes de animais e pintavam o corpo com graxa. No Egito as mulheres já faziam suas próprias maquiagens; na Grécia as mulheres se preocupavam com corpo e a saúde tomando banhos aromáticos e se alimentavam de frutas e mel.

A cada época da história da humanidade a beleza feminina foi realçada, entre olhos bem marcados, curvas acentuadas, jóias…

Nenhuma dessas épocas se buscava um corpo ideal, mas a feminilidade, a vivência e suas virtudes…

Com certeza essas características são algo que as mulheres de qualquer idade e classe social podem demonstrar sem se submeterem a transtornos alimentares e dificuldades de interação social na busca de perfeccionismos que não existem e que ficam na historia da beleza.

O importante é a essência e o bem viver.

Autora:
Juliana Silveira
Psicóloga clinica
CRP:04/134238
[email protected] 

 

Gostou? Comece a cuidar da sua saúde agora mesmo!

 

Este artigo é um oferecimento de Nutri Vitam, também publicado no Jornal Expresso (Barbacena – MG)

Nutri Vitam Produtos para Saúde
Rua Bárbara Heliodora nº90 – Barbacena, Minas Gerais
Contatos: (32)3051-2858 .:. [email protected]

“Vocês encontrarão uma linha diversificada de produtos vegetarianos, diet e light, alimentos sem glúten e sem lactose, suplementos e vitaminas, temperos, mel e chás, cereais e grãos, produtos orgânicos e para beleza.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *