Gestação

Dicas para uma mãe de primeira viagem

Mu00e3es de primeira viagem!

Primeira gestação? Seu bebê já nasceu? E agora? O que fazer? Preparamos este artigo para responder estas e outras perguntas que toda mãe de primeira viagem tem….

O que é mastite? Posso amamentar meu bebê recém-nascido se eu tiver mastite?

O termo mastite refere-se a um processo inflamatório da glândula mamária, muito comum durante o período de amamentação (mais comum nos três primeiros meses após o parto). Suas causas estão relacionadas à estase e acúmulo de leite nos ductos mamários, além de fissuras e rachaduras causadas pelo próprio ato de sucção do bebê o que permitem a entrada das bactérias causadoras da inflamação. A mastite não contra-indica a amamentação, pelo contrário, se a mãe deixar de amamentar haverá um maior acúmulo de leite nos ducto e piora do quadro. Por meio do leite materno a criança também recebe anticorpos que conferirão proteção à ela.

De quanto em quanto tempo devo amamentar meu bebê?

Toda criança, independente se amamentada exclusivamente com leite materno ou não, deve ser alimentada em livre demanda, ou seja, não há horários pré-estabelecidos como alguns fazem, amamentando de 2 em 2 ou de 3 em 3 horas. Deve-se amamentar quando a criança desejar, o que ela manifesta com o choro. Concluindo: A criança deve ser amamentada toda vez que quiser.

Qual o posicionamento correto da criança durante a amamentação?

O momento da amamentação deve ser agradável e calmo. É importante que a mãe esteja assentada, relaxada e num ambiente bem calmo e silencioso. A posição ideal é aquela em que o corpinho do bebê esteja alinhado ao da mãe e ambos estejam confortáveis.

Após posicionados a mãe deve observar: bebê sempre de frente para a mãe, com a barriga apoiada em barriga; o seio deve tocar levemente no lábio inferior da criança, daí ela abrirá a boca com mais facilidade; a mãe deve segurar a mama com os dedos em forma de “C” e não em forma de tesoura como faz a maioria; a criança deve abocanhar toda a auréola e não apenas o bico do seio. Seguindo essas dicas bem fáceis o momento da mamada será mais calmo e bem agradável.

Meu leite empedrou, e agora?

O ingurgitamento mamário, popularmente conhecido como leite empedrado é causado pela grande produção de leite nos primeiros meses de amamentação, causando muita dor e desconforto durante o ato de amamentar. Para tentar resolver o problema a mãe pode aumentar o número de mamadas da criança, oferecendo-lhe o seio mais vezes, ou pode também ordenhar a mama, ou seja, retirar o excesso de leite e armazená-lo.

Toda criança deve fazer suplementação com sulfato ferroso? Até quando?

Não. Se a criança está em aleitamento materno exclusivo ou faz uso de no mínimo 500 ml de fórmula infantil (como NAN, APTAMIL) por dia, não há necessidade de suplementar com sulfato ferroso.

Até qual idade a criança deve ser amamentada exclusivamente com leite materno?

Toda criança deve ser amamentada exclusivamente com leite materno até os seis meses de idade. Após este período é importante instituir as papas salgadas juntamente com o leite materno.

O filho da vizinha não é amamentado no “peito” e é bem mais “fortinho” e saudável que meu filho, será que meu leite é fraco?

Não existe leite materno fraco! O leite materno é rico em todos os nutrientes, anticorpos, água e vitaminas das quais a criança necessita até os seis meses de vida, daí a importância do aleitamento materno exclusivo nesta faixa etária.

Meu filho coloca tudo na boca, ele precisa tomar remédio pra verme (vermífugo ou antiparasitário)?

Neste caso não há indicação alguma de a criança fazer tratamento com vermífugo, visto que a mesma não apresenta nenhum sintoma de parasitose como diarréia, cólicas e dores abdominais. Se em algum momento a criança apresentar algum destes sintomas o quadro deve ser investigado mais profundamente e com auxílio de alguns exames complementares. Apenas após o diagnostico definitivo de parasitose intestinal é que se indica o vermífugo.

Quais são as vacinas que meu filho deve “tomar” ao nascer?

As vacinas administradas ao nascimento são: BCG, vacina esta que protege a criança contra as formas graves da tuberculose, como a tuberculose miliar e meningite tuberculósica e a vacina de Hepatite B.

Click para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir