Cuidados durante a gravidez

por | outubro 16, 2018

Compartilhar é se importar!

Durante a gravidez a mulher passa por inúmeras transformações e precisa de uma rotina de cuidados, seja na alimentação e até mesmo na hora de realizar alguma atividade do dia a dia.

Muitas mulheres sofrem com os sintomas da gestação, sentem enjoos, dores nas costas, azia e mitos outros que atrapalham as atividades cotidianas, mas algumas dicas podem ser importantes e ajudar a passar por esse período com mais qualidade de vida.

Cuidados com a saúde

Evite carregar peso, se você é do tipo que não consegue ficar parada e que sempre está disposta a fazer tudo, seja em casa ou no serviço, agora é hora de pensar na sua saúde e na do bebê. Não se esforce muito e não tente fazer o que não consegue, deixe que outras pessoas façam.

Vá sempre ao médico, não deixe de ir em nenhuma consulta principalmente do pré-natal. Esse período é de extrema importância para que sua saúde e a do bebê estejam sempre em dia. Se sentir alguma coisa diferente ou se notar que seu corpo apresenta algo estranho (como corrimentos, etc.) não hesite em perguntar ao médico.

Mamães de primeira viagem sempre têm dúvidas e é muito importante que elas sejam esclarecidas, não é errado ou vergonhoso perguntar algo para seu médico, aliás é sinal que você mantém os cuidados durante a gravidez e se preocupa consigo e com o bebê.

Cuidados com a alimentação

A alimentação da gestante deve ser equilibrada, se você tem tendência para pressão alta evite o uso constante de sal e iodo. A melhor forma de ter uma alimentação balanceada é optando pelos produtos naturais, frutas, verduras, folhas, sucos de fruta (e não de polpa), entre outros.

Se possível, tire do seu cardápio refrigerantes, gorduras como bacon, enlatados, embutidos, carnes processadas, carnes gordas, doces, açúcares, etc. Uma boa alternativa é consultar uma nutricionista para que ela formule um cardápio específico para este período e também para você e sua rotina.

Cuidados no dia a dia

A rotina é imperdoável e as tarefas do dia a dia não acabam,, aliás só acumulam. Durante a gravidez é preciso se reorganizar para que você não se prejudique e tomar os cuidados necessários para o período.

Não fique se esforçando nos ser viços domésticos, limpeza de casa é uma tarefa que nunca acaba, não faça faxinas pesadas com frequência. Mexer muito com água e produtos de limpeza pode ocasionar em dores e problemas para você e para seu filho, por isso, se for possível, contrate alguém para ajuda-la semanalmente na limpeza doméstica, caso não seja possível mantenha a limpeza da casa de acordo com suas possibilidades.

Beber muita água e praticar atividades físicas também ajuda a manter a saúde durante a gravidez, mas lembre-se de sempre pedir orientação para realizar os exercícios corretamente e unir o útil ao agradável. Todos nós sabemos, mas é sempre bom ressaltar, o uso de tabaco, álcool e drogas durante a gravidez pode trazer riscos para a formação do bebê.

Mantenha os cuidados durante a gravidez e desfrute de bons momentos ao lado do seu bebê quando ele vier ao mundo.

Compartilhar é se importar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *