Gestação

Como tratar a cicatriz da cesariana no pós-operatório passo a passo

Como tratar a cicatriz da cesariana no pu00f3s-operatu00f3rio passo a passo

Hoje, é muito comum que gestantes elejam o parto cesariano (parto abdominal) como forma de dar a luz, sendo as principais justificativas para isso: não sentir dor, programar a hora e o dia do nascimento e preservar a integridade física do bebê. As grávidas e futuras mãe, acreditam que a cesariana é melhor para seu futuro(a) filho(a), mesmo não conhecendo os riscos associados ao procedimento ou assumindo estes risco ao realizar a cesárea.

Depois que a mulher sai da sala de cirurgia, inicia o período pós-operatório, que se estende até o dia em que a incisão realizada na pele está totalmente cicatrizada, os pontos da sutura já foram removidos e a mulher pode, em partes, voltar para suas atividades normais.

Sabemos, no entanto, que as cicatrizes internas produzidas durante o procedimento da cesariana podem demorar meses para cicatrizar e a resistência abdominal é 80% recuperada pós um ano.

Depois de receber alta e ir para casa, a mulher precisa tomar alguns cuidados com a cicatriz da cesariana. Vamos começar pelos pontos da sutura: geralmente os cirurgiões obstétricos utilizam pontos intradérmico, idênticos ao utilizados nas cirurgias plásticas ou pontos simples, que apresentam um excelente resultado também. Os pontos intradérmico ainda possuem um outro benefício: por opção do médico, ele pode realizar a sutura com um fio absorvível, não sendo necessário remover os pontos. Em outros casos, a sutura com fio de nylon é muito bem vinda e pode ser removida entre 15 – 30 dias após a cesariana.

 

No entanto, até ser removido, o que indica que a incisão cicatrizou, é necessário alguns cuidados:

a) Nos primeiros dias após a cirurgia fique em repouso, evite ficar em posições que coloquem pressão sob o abdômen, em especial sob a área onde a incisão foi realizada.

b) Troque o curativo diariamente, e a não ser que seu médico obstetra lhe oriente, apenas limpe a ferida com soro fisiológico e a cubra com gazes seca e limpa.

c) Não deixe que a incisão fique exposta ao sol, pois isso poderia manchar a sua pele e acentuar a incisão. Nos próximos seis meses não é aconselhável ficar exposto ao sol. Caso não tenha outra opção, use filtro solar ou opte por um biquíni mais alto ou maiô.

d) Não passe nenhum gel, pomada, creme ou similar na incisão até que ela esteja completamente cicatrizada.

e) Beber muita água, se alimentar com alimentos ricos em fibra, vitamina C encontrada no suco de laranja, comer frutas, legumes e alimentos pouco gordurosos também auxilia no processo de cicatrização.

 

Como vai ficar a aparência da cicatriz?

Por se tratar de uma pequena incisão com cerca de 12cm de comprimento no sentido horizontal, ou seja, que segue a linha de tensão da pele, os resultados costumam ficar muito bons, sendo que após a cicatrização, apenas uma fina linha lembrará você do procedimento.

 

O que pode dar de errado na cicatrização da incisão cirúrgica da cesariana?

a) Abscessos.

b) Infecção hospitalar ou adquirida

c) Deiscência, que é a ruptura dos pontos e abertura da ferida.

d) Reação alérgica aos fios de sutura.

e) Edema, com necessidade de instalação de drenos.

 

Existem opções para remoção da cicatriz?

a) Cirurgia plástica, com amenização da cirurgia antiga através de uma nova (bom para cicatrizes que por motivos diversos não ficaram perfeitas)

b) Tratamento utilizando laser.

c) Tratamento utilizando dermoabrasão.

d) Uso de ácido retinoico e hialurônico.

1 Comentário

1 Comentário

  1. micheli

    julho 26, 2016 at 1:54 am

    Olá fui no posto de saúde aqui próximo e pedi pra enfermeira avaliar os pontos pra ver se essa semana ja podia retirar…Ele apertou a região acima dos pontos acho que pra olhar melhor..mais agora que estou em casa percebi que inchou e da doendo muito…antes quase não doía.o que eu faço???

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir