Como tomar a pílula?

por | setembro 29, 2018

Um dos grandes desafios da mulher do mundo moderno é conciliar sua rotina profissional com sua vida secular, afinal as mulheres estão cada vez mais adiando o sonho de ser mãe até que estejam financeiramente estabilizadas. Mas, nem sempre a mulher começa a tomar pílula para evitar uma gravidez, muitas meninas começam a tomar ainda na adolescência para evitar as terríveis cólicas ou controlar a dosagem de hormônio.

Cada mulher tem uma necessidade diferente, por isso, é muito importante que se faça uma consulta ginecológica antes de começar a tomar pílula. Vamos ver algumas dicas para que você entenda melhor como funciona o uso da pílula:

 Como tomar pílula pela primeira vez

A primeira vez que se vai tomar pílula é um pouco diferente, afinal a mulher (normalmente uma jovem que acabou de notar as modificações em seu corpo, agora de mulher) passa por transformações ao longo da vida.

Para tomar a pílula pela primeira vez deve-se esperar que a menstruação desça, no primeiro dia do sangramento você começa a tomar o primeiro comprimido e prossegue diariamente, mesmo que ainda esteja menstruada. Essa medida é para confirmar que não há gestação e também para manter o controle dos demais meses.

Como tomar a pílula corretamente

Depois de terminar a primeira cartela da pílula você deve dar uma pausa de 7 dias (no caso da cartela de 21 dias), nesse período a menstruação vai descer novamente. No oitavo dia volte a tomar a pílula normalmente e assim será o ciclo menstrual.

Vamos a um exemplo prático de como toma a pílula:

A menstruação desceu dia 10 de Outubro e nesse mesmo dia comecei minha cartela. O último comprimido será dia 30 de Outubro. Paro de tomar a pílula por 7 dias e só volto com uma nova cartela no dia 07 de Novembro, nesse intervalo (de 31 de Outubro até 06 de Novembro) a menstruação vai descer.

As demais cartelas seguirão esse ritmo, desta forma você sempre saberá qual dia irá menstruar.

O que fazer se eu esquecer de tomar a pílula

Se você se esquecer de tomar a pílula o indicado é: tome o comprimido assim que lembrar. Se você se lembrar apenas no outro dia e já estiver quase na hora de tomar a outra pílula, não tem problema, se for preciso tome duas pílulas no mesmo dia.

O importante é não deixar de tomar o comprimido, quanto mais tempo você demorar menos eficácia terá, por isso, é importante se organizar para tomar todos os dias no mesmo horário.

Estipule uma rotina, o mais indicado é tomar a pílula de manhã, desta forma você não se esquece e, se acontecer de esquecer, tem um dia todo para lembrar.

Se ainda tiver dúvidas sobre como tomar a pílula consulte um ginecologista e saiba mais detalhes sobre o ciclo menstrual. Tomar a pílula não tem segredo nenhum, basta se organizar corretamente para que não falhe nenhum dia e nem no horário. Seja rigorosa com essa rotina, sua saúde agradece!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *