Indicações de episiotomia: o limiar entre o necessário e a violência obstétrica

 Episiotomia é um procedimento cirúrgico realizado pelo obstetra no momento do parto via vaginal, também conhecido por parto normal, e consiste em uma incisão no períneo por meio do bisturi e tesoura para aumentar a abertura vaginal e facilitar a saída do feto durante o trabalho de parto. Sua sutura (fechamento) é chamada de episiorrafia, chamada […]

Avaliação da vitalidade fetal na assistência pré-natal

A avaliação da vitalidade fetal tem alta relevância na assistência pré-natal, do início ao final da gestação, é aplicável a todos os grupos de risco gestacional, principalmente os de alto risco. Constitui importante conquista para amenizar os prejuízos sobre o feto e proporcionar o prolongamento da gravidez.

Alterações de hábitos alimentares e no sistema digestivo da mulher grávida

Alterações no apetite: Muitas grávidas relatam que durante a gravidez, seus hábitos alimentares se alteram de forma substancial. Alimentos que sempre ingeriram, agora lhes trazem enjoo e mal estar, outros alimentos, dos quais sempre passaram longe, agora afirmam sentir necessidade de experimentar. Gestantes relatam também muita sede, expressa com vontade constante de beber água e […]

Parto normal ou espontâneo: chegou a hora, como é feito, indicações

A gravidez é uma fase muito importante na vida de qualquer mulher, que envolve toda a família, bem como ser mãe. Muitas mulheres, no entanto, chegam ao consultório médico cheias de dúvidas e medos, principalmente quando o assunto é o parto e a dor do parto!

Indicações, pós operatório e riscos do parto cesariana

Conheça as principais indicações médicas para a realização do parto através da cesariana. Veja que a mulher pode optar por realizar a cesariana sem estar inseridas em condições médicas específicas. Além disso, veja como é o pós-operatório da cirurgia e os riscos associados a ela.