Exames de rotina

Dúvidas frequentes sobre o exame ginecológico preventivo

Existem inúmeras mulheres no Brasil que já deveriam ter realizado seu exame ginecológico preventivo e não o fizerma por insegurança, falta de apoio, dúvida ou numerosos tabus e mitos relacionados a ele. Por isso, resolvemos listar as dúvidas mais frequentes apresentadas por mulheres que ainda não fizeram seu exame. Se você tem uma dúvida, conte para nós…

Fazer o exame ginecológico preventivo ou papanicolau dói?

O exame ginecológico preventivo também conhecido como papanicolau não causa dor, salve os casos em que a paciente encontra-se acometida por alguma patologia. Pacientes que não conseguem relaxar a musculatura pélvica durante o exame relatam certo desconforto.

Mulheres virgens podem fazer o exame?

Toda mulher acima dos 21 anos de idade devem fazer o exame, independente de terem iniciado vida sexual ou não. Existe um espéculo especifico para utilizar em pacientes virgens, a fim de não romper o hímen por lesão mecânica.


Existe problemas em consultar-se com um ginecologista homem?

Existem grandes preconceitos por parte das mulheres ao escolherem o sexo do profissional da saúde que irá procurar. Este, definitivamente não deve ser o primeiro ponto a se analisar ao escolher o seu médico. A mulher deve procurar por profissionais com indicação e nome, que tenham boa formação, dominem o assunto, sejam atualizados e possam atingir as expectativas do paciente com a consulta. Hoje, com o advento da mídia, internet e redes sociais, esta tarefa ficou muito fácil. Resumindo, escolha o MELHOR médico ginecologista ao seu alcance, afinal, é o bem mais precioso que você possui que será avaliado: sua saúde.

Eu vou ficar sem roupa e expor minhas parte íntimas para um homem?

Sim, por tempo suficiente para que a avaliação de seu aparelho genital seja realizado e apenas o necessário. Durante o exame, um traje especial é utilziado e você não ficará completamente nua.

Reflita: seu objetivo ao procurar um médico é reestabelecer sua saúde, verificar se tudo está em ordem com você ou simplesmente tirar dúvidas. Um bom médico é aquele que oferece a você o que procura, em outras palavras: saúde, bem-estar e qualidade de vida.

O bom profissional de saúde, seja ele homem ou mulher se preparou para atende-la e garantir que suas expectativas sejam supridas. Sendo assim, esse profissional, ao examina-la irá focar-se no organismo, órgão, processo fisiopatológico, buscando estabelecer a(s) melhor(es) estratégia(s) para lhe devolver o equilíbrio. Bons médicos sempre buscam levar suas pacientes ao equilíbrio.


O exame ginecológico preventivo e o papanicolau são muito complexos. É caro fazer?

O profissional médico que executa estes procedimentos estudou no mínimo 10 anos para se capacitar e sua oferta é baixa. Atualmente, o Serviço Único de Saúde (SUS), oferece como política de prevenção consultas ginecológicas e exame papanicolau gratuitamente para toda a população brasileira. Isto promove o bem-estar social e reduz os gastos públicos.

Como devo lidar com meu parceiro se ele ficar com ciúmes ou estiver inseguro?

Você deve conversar com ele abertamente, lhe explicando todas as vantagens associadas à realização do exame e os riscos eminentes para aqueles que não o fazem. Se possível, acesse o Google mostre dados estatísticos sobre o assunto. Por fim, leve-o com Você, se achar necessário, afinal o profissional de saúde deve atender os anseios de toda a família.

Click para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir