A importância dos Exames Pré–Nupciais

por | agosto 14, 2019

Compartilhar é se importar!

Os exames pré – nupciais são de extrema importância para o casal que deseja ter uma vida amorosa saudável e filhos. Os exames têm por objetivo avaliar as condições de saúde dos parceiros, detectar doenças sexualmente transmissíveis, doenças previamente existentes como o diabetes mellitus, diagnosticar casos de infertilidade masculina ou feminina, entre outros. Dessa forma, faz-se necessário que o casal procure um médico de confiança, que pode ser um ginecologista (para as mulheres), urologista (para os homens) ou mesmo um clínico geral. Vale lembrar que os exames devem ser realizados com 3 a 6 meses antes do casamento, para que os resultados estejam prontos antes do grande dia, e se eventualmente descoberto alguma doença, seja possível seu tratamento e acompanhamento de forma eficiente.

Antes mesmo da solicitação de exames laboratoriais é importante que o médico assistente faça uma anamnese completa e minuciosa do paciente, dando ênfase no histórico de antecedentes familiar, em busca de doenças hereditárias, histórico de má formações e fatores de risco para uma série de doenças. Como por exemplo, no caso das mulheres, é importante a pesquisa de câncer de mama na família, já nos homens é importante saber se algum parente de primeiro grau já desenvolveu câncer de próstata. Também entra na pesquisa o histórico vacinal do casal, que deve estar completo e atualizado.

Exames laboratoriais para homens e mulheres:

  1. Anti- HIV1 e 2: exame de sangue que detecta se o indivíduo possui sorologia positiva para AIDS
  2. VDRL: exame de sangue que detecta se o indivíduo possui sífilis. Como existem outras condições que positivam o VDRL, se este exame mostrar-se positivo ainda é necessário a realização de outro exame chamado FTA-Abs que se negativo, exclui a possibilidade da doença
  3. HBsAg: exame de sangue que detecta se o indivíduo é portador de hepatite B, doenças considerada uma DST (doença sexualmente transmissível)
  4. Anti – HCV: para detecção de hepatite C
  5. Tipagem sanguínea: importante para saber o grupo sanguíneo e fator Rh do casal
  6. Hemograma: importante principalmente para detectar anemias, contagem de células de defesa e plaquetas
  7. Glicemia jejum: exame de sangue que possibilita o diagnóstico de diabetes mellitus
  8. Colesterol total e frações
  9. EAS: exame de urina importantíssimo para as mulheres que desejam engravidar. Detecta infecções urinárias assintomáticas, uma das principais causas de aborto.
  10. Exame parasitológico de fezes: detecta parasitoses intestinais
  11. Sorologia para rubéola: caso contraída pela mulher nos primeiros meses de gravidez, a doença provoca lesões graves no feto. Pode-se fazer a vacina preventiva antes do casamento ou de a mulher engravidar.
  12. Sorologia para citomegalovírus
  13. Sorologia para toxoplasmose: identifica infecções provocadas pelo protozoário flagelado toxoplasma gondii, permitindo o tratamento para evitar a transmissão vertical, isto é, da gestante para o feto. A transmissão para o feto no primeiro trimestre da gravidez pode provocar óbito fetal, abortamento ou deixar graves seqüelas, como a cegueira.
  14. Papanicolau: exame feito pelo ginecologista com o intuito de detectar alguma alteração das células do colo uterino. Deve ser realizado por todas as mulheres que já tiveram ou ainda tem uma vida sexualmente ativa a cada ano e a partir de 2 exames seguidos com resultado negativo deve ser repetido apenas a cada 3 anos
  15. Ultrassonografia pélvica
  16. Espermograma (independente da idade): importante principalmente em casos de infertilidade conjugal de causa masculina. Nesse exame, são avaliados inicialmente o volume, o pH e a liquefação do sêmen. Em seguida, avalia-se concentração, motilidade (movimentação) e morfologia (forma) dos espermatozóides.

Exames apenas para as mulheres:

Exames apenas para os homens:

Lembrando que os exames citados acima são aqueles mais solicitados pelos médicos e recomendados pelo Ministério da Saúde desde 2005. Converse com seu médico de confiança e fique em dia com a sua saúde!

Compartilhar é se importar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *