Mulher: como você lida com suas emoções

por | maio 15, 2019

Mulher: como vocu00ea lida com suas emou00e7u00f5es

“Para estrear a série mente e emoção, convidamos a psicopedagoga, Carmem Amália Araceli Souza Costa Belo, que também é mãe, irmã, tia, prima, madrinha, para escrever sobre os sete segredos da mulher confiante. Veja o resultado deste trabalho no artigo a seguir! Superou todas as nossas expectativas…” (Redator)

Você que é mulher sabe muito bem o que é emoção. Temos a fama de ser mais emoção do que razão não é? Ficamos ruborizadas quando sentimos vergonha, quando ouvimos algo que nos fere, quando o homem que amamos nos surpreende… Sim, sabemos o que é emoção! Mas, na maioria das vezes não sabemos como lidar com esse turbilhão de sentimentos que se aglomera em nossa mente e coração. E nossa saúde mental e emocional? Sim, depende do equilíbrio de nossas emoções, pois é no equilíbrio que a saúde atinge sua plenitude.

Uma mulher deve ser… confiante! Comecemos por aqui!

 

Os Sete Segredos de uma Mulher Confiante:

 

Segredo nº 1: A Mulher Confiante sabe que é AMADA!

Ela não teme ser amada porque sabe que, acima de tudo, para sermos inteiras e completas precisamos saber que somos amadas. Todos desejam e precisam da aceitação dos outros. Embora nem todos nos aceitem e amem, alguns nos aceitarão e amarão. Eu a encorajo a concentrar-se naqueles que a amam e a esquecer aqueles que não a amam. Deus com certeza nos ama, e ele pode nos dar pessoas que também nos amem, porém precisamos fazer escolhas certas com relação a quem incluímos no nosso círculo de amigos. Há mulheres que se sentem tão mal a respeito de si mesmas que se envolvem com homens que irão machucá-las pois acreditam que é isso que merecem.

 

Segredo nº 2: A Mulher Confiante recusa-se a viver com MEDO!

” Não temerei “. É uma atitude aceitável que podemos ter para com o medo. Isso não quer dizer que nunca sentiremos medo mas, significa que não permitiremos que ele governe as nossas decisões e ações. O medo faz com que a pessoa fuja, recue, ou retraia. O medo faz com que enterremos nossos talentos pelo temos do fracasso, do julgamento ou da crítica. Faz com que recuemos dolorosamente e vivamos em tormento.

Encorajo-a a se manter firme na decisão de fazer o que for preciso ainda que precise “fazê-lo com medo”! Fazer algo com medo significa sentir medo e, ainda assim, fazer o que você acredita que deve fazer. A lista de medos que a pessoa experimenta pode ser infinita: da rejeição, do fracasso, da altura, do escuro, da vida ou da morte. Você pode trocar dor e paralisia por poder e entusiasmo. Aprenda a viver além dos seus sentimentos!

 

Segredo nº 3: A Mulher Confiante é POSITIVA:

Autoconfiança e negatividade não combinam. Ser positiva ou negativa é uma escolha – é um modo de pensar, de falar e de agir. As duas vêm de um hábito que foi formado em nossas vidas através de um comportamento repetitivo.

O que há de errado em olhar para o sol em vez de olhar para as nuvens? O que há de errado em olhar para o copo que está cheio pela metade em vez de vazio pela metade? Quando são encorajadas a pensar positivamente as pessoas respondem: “Isso não é realidade”. Mas a verdade é que o pensamento positivo pode mudar sua vida atual. Alguém disse que 90% das coisas com que tanto nos preocupamos nunca acontecem. Por que as pessoas presumem que ser negativo é mais realista do que ser positivo?

Pensar negativamente a impede de ser decidida, ousada e confiante. Por que não pensar positivamente e andar com confiança?

 

Segredo nº 4: A Mulher Confiante se RECUPERA DAS DERROTAS:

Não precisamos ver a derrota como fracasso. Uma pessoa não é um fracasso porque tentou algumas coisas que não deram certo. Ela só fracassa quando para de tentar. Em vez de permitir que os erros a paralise, deixe que eles a treinem. Muitas pessoas estão confusas sobre o que devem fazer com suas vidas. Às vezes, você só vai saber seu destino tentando várias coisas, fazendo o processo de eliminação e passando por algumas decepções para, no final, dar certo. Comece a tentar algumas coisas e não demorará até que se sinta confortável com alguma delas. Será a combinação perfeita para você.

Não tenha medo do seu passado. Ele não tem poder nenhum sobre você, a não ser aquele que você mesma lhe der. Não deixar que seu passado dite o seu futuro é parte do estilo de vida confiante. Recuperar-se de dores e decepções de todo tipo não é algo que simplesmente acontece a algumas pessoas e a outras não. É uma decisão! Você decide deixar aquilo para trás e segue para frente. Você se recusa a pensar no que perdeu e, em vez disso, faz um inventário do que ainda lhe resta e começa a usá-lo. Você pode não apenas se recuperar como ser usada para ajudar outras pessoas a se recuperarem.

 

Segredo nº 5: A Mulher Confiante evita COMPARAÇÕES:

A autoconfiança não é possível enquanto nos comparamos com outras pessoas. Não importa se temos a melhor aparência ou o quanto somos talentosas e inteligentes, ou quanto sucesso temos, sempre haverá alguém melhor e, mais cedo ou mais tarde, esbarraremos com essa pessoa.

Creio que a autoconfiança está em fazermos o melhor que pudermos com o que temos para trabalhar e não nos compararmos com os outros e competir com eles. A nossa alegria não deve estar em sermos melhor que os outros mas em sermos o melhor que pudermos ser. A publicidade sempre é voltada para fazer com que as pessoas se esforcem para terem a melhor aparência, para serem as melhores e possuírem o máximo. O mundo sistematicamente nos dá a impressão de que precisamos ser diferente do que somos – e que um produto, programa ou receita pode nos ajudar a fazer isso. A autoconfiança começa com a auto aceitação. Tome a decisão de nunca mais se comparar com alguém. Aprecie os outros pelo que são e admire a pessoa maravilhosa que você é!

Encorajo-a a estar contente com quem você é. Não quero dizer com isso que não possa melhorar e progredir sempre. Celebre sua singularidade e alegre-se no futuro; seja confiante e comece a gostar de si mesma!

 

Segredo nº 6: A Mulher Confiante AGE:

Ouvi dizer que há dois tipos de pessoas no mundo: as que esperam que algo aconteça e as que fazem as coisas acontecerem. Todos temos algo a superar. Uma pessoa naturalmente ousada precisa vencer o orgulho, a agressividade excessiva e a falsa autoconfiança, ao passo que a naturalmente tímida precisa vencer a ansiedade, a timidez, a tentação de recuar dos desafios e a baixa autoestima.

Não fique sentada no acostamento da vida desejando ter feito as coisas que vê as outras pessoas fazerem. Entre em ação e ganhe vida nova! Quando você quiser fazer alguma coisa, não se permita pensar em todas as coisas que poderiam dar errado. Seja positiva e pense nas coisas empolgantes que podem acontecer. A sua atitude faz toda a diferença em sua vida. Tenha uma atitude positiva, dinâmica, empreendedora, e você apreciará mais a sua vida. Pode ser difícil no princípio mas depois valerá a pena.

 

Segredo nº 7: A Mulher confiante não vive dizendo “SE AO MENOS”… nem “E SE”…

O mundo está cheio de pessoas que se sentem vazias e não realizadas porque passaram a vida se lamentando pelo que não tiveram, em vez de usarem o que têm. Não viva na tirania do “se ao menos”. Se ao menos eu tivesse tido mais instrução, mais dinheiro, mais oportunidade ou alguém para me ajudar. Não passe a vida pensando que “se ao menos” você tivesse algo mais então você poderia fazer algo que valesse a pena. O “se ao menos” é um ladrão do que poderia ser.

O “e se” pode ser tão destruidor quanto o “se ao menos”, caso o “e se” seja empregado de forma negativa. Prever negativamente um acontecimento futuro é mais destruidor do que realmente passar pelo problema. Para onde a mente vai, o homem a segue. Se você prestar mais atenção aos seus pensamentos e decidir pensar em coisas que a ajudarão em vez de atrapalhá-la, isto ajudará a ser a mulher confiante que você quer ser. Pense confiantemente e você será alguém confiante!

Bem, queridas leitoras, ainda temos muito o que aprender mas essas dicas podem ser um bom começo…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *