Doenças

Respondendo algumas dúvidas sobre o Câncer de Mama

Conheu00e7a a Clu00ednica da Mama

Dentre todos os tipos de câncer, o câncer de mama é o responsável pelo maior número de casos que afetam as mulheres em todo o mundo, sendo mais de 1 milhão de novos casos e mais de 450 mil mortes por ano, dados retirados da OMS (Organização Mundial de Saúde).

O câncer de mama não é um tipo único de doença, existem vários tipos e subtipos, o diagnóstico da doença leva em consideração vários critérios, alguns deles são o tipo de histológico, a avaliação imunoistoquímica, extensão, se o tumor é invasivo ou não, esses e outros fatores são vitais para um diagnóstico correto do tipo de câncer de mama.

O câncer atinge em sua maioria mulheres com idade entre 40 e 69 anos. Apesar disso, ainda existem outros fatores que aumentam o risco de ter câncer de mama, eles são: histórico familiar com pais ou avós que tiveram câncer, obesidade, alto nível de colesterol no sangue, reposição hormonal, tumor de mama anterior, entre outros.

A avaliação imunoistoquímica, um importante exame para o diagnóstico do câncer é capaz de conferir se o tumor tem os denominados receptores hormonais, esses que estão presentes em cerca de 65 a 70% dos cânceres de mama. Já o tipo histológico se divide em vários subtipos, conforme os fatores, como a presença ou ausência de receptores hormonais e a extensão do humor. Dentre os tipos mais comuns de câncer de mama estão a Doença de Paget, tipo que acomete os mamilos e o Carcinoma ductal invasivo, que acomete os ductos da mama.

Temos ainda o câncer de mama não invasivo que fica inserido em alguma parte da região mamaria sem tocar ou afetar outros órgãos do corpo. Em contrapartida, o câncer invasivo é quando o tumor tem sua membrana rompida, levando as células cancerígenas há outros lugares do corpo.

Click para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir