Osteoartrite e artrose: conheça a doença que causa dores articulares

por | julho 14, 2018

A osteoartrite como causa de dores articulares

A osteoartrite é uma doença crônica degenerativa do aparelho locomotor que cursa com dores articulares, limitações no funcionamento das articulações, aparecimento de calos ósseososteofitose, redução do espaço onde a cartilagem óssea se localiza e muita dor.

Por ser uma doença crônica de evolução lenta, sua manifestação só acontece na vida adulta, na mulher por volta dos 55 anos e homem por volta dos 45 anos. No entanto, as consequências e complicações da doença começam a se manifestar, na maioria das vezes, após os 70 anos.

A osteoartrite é caracterizada pela degeneração da cartilagem e destruição da articulação, principalmente devido ao excesso de peso colocado sobre ela durante grande parte da vida do indivíduo. Por isso, a obesidade e o sedentarismo são os principais fatores de risco e causas base da osteoartrite.

Em outras palavras, a articulação vai sendo danificada pelo peso extra que precisa suportar associado à musculatura flácida que não contribui em nada com a sustentação.

Com o passar dos anos, a pessoa que sofre de osteoartrite reduz a estatura, seu joelho tende a fazer uma rotação para fora, fenômeno conhecido como geno valgo. Nas mulheres, as articulações do joelho e das mãos são as mais afetadas. No homem, o problema está nas articulações do quadril e coluna vertebral.

 

Existem três pontos que devem ser levados em consideração durante a análise da osteoartrite a fim de se prevenir a doença:

. Quem possui familiares com a osteoartrite, possui risco aumentado em cinco vezes de desenvolver a doença na fase adulta e na terceira idade.

. Mulheres e homens que desenvolvem atividades físicas intensas e fazem uso constante de grupos articulares específicos, tendem a desenvolver a doença nestas articulações.

. O risco de desenvolver osteoartrite é diretamente proporcional ao excesso de peso da pessoa, ou seja, quanto mais magra for a mulher, melhor, pois a carga sobre as articulações será menor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *