Diabetes Mellitus sem mistérios

por | setembro 8, 2018

Diabetes Mellitus descomplicada

O Diabetes Mellitus é caracterizado pelo nível elevado de açúcar no sangue, causado pela falta ou pela quantidade insuficiente de insulina, que é um hormônio produzido pelo pâncreas e responsável pela absorção da glicose pelas células. Existem vários tipos de diabetes, sendo os mais comuns o tipo 1, 2 e o diabetes gestacional.

A DM tipo 2 está entre as doenças crônicas que representam um grave problema de saúde pública pela alta prevalência no mundo e por ser um dos principais fatores de risco para o surgimento das doenças cardiovasculares. Tem como fatores de risco: a genética, a obesidade, o sedentarismo e os maus hábitos alimentares.

Assim como outras doenças, o diabetes também é uma doença silenciosa e por isso fique atento aos sintomas que podem surgir em pessoas com altos níveis de glicose ou mal controladas:

· Muita sede;

· Vontade de urinar diversas vezes;

· Perda de peso (mesmo sentindo mais fome e comendo mais do que o habitual);

· Fome exagerada;

· Visão embaçada;

· Infecções repetidas na pele ou mucosas;

· Machucados que demoram a cicatrizar;

· Fadiga (cansaço inexplicável);

· Dores nas pernas por causa da má circulação.

 

O principal fator de risco para o desenvolvimento de diabetes tipo 2 é a obesidade. Quando há muita gordura, principalmente na região abdominal, ocorre aumento de substâncias que interferem na ação da insulina.

Vale então, lembrar que a adequação do peso e a perda de gordura abdominal são fundamentais para garantir o controle da glicemia e evitar as complicações do diabetes.

Tenha uma boa noite de sono: Quando se dorme muito ou pouco, o sistema nervoso fica em estado de alerta, interferindo na ação dos hormônios que regulam o açúcar no sangue.

A prática regular de atividade física melhora a utilização do açúcar pelo organismo. As células musculares são, de longe, as maiores usuárias de glicose do organismo. Quando nos exercitamos, os músculos precisam repor suas reservas de energia, aumentando os receptores de glicose na membrana e facilitando sua captação, independentemente da insulina.

Evite o tabagismo: fumantes são cerca de 50 mais propensos a desenvolver diabetes do que os não fumantes.

Inclua produtos que auxiliam no controle das taxas de glicose, pois retardam sua absorção, evitando picos de aumento das taxas de açúcar no sangue. Opte por farinha de banana verde, farelo de aveia, farinha de linhaça, semente de chia, óleo vegetais, produtos integrais (pães, arroz, macarrão) e evite gorduras saturadas e trans.

 

Autora:
Rosemary Xavier
Nutricionista
CRNMG 6751

Gostou? Comece a cuidar da sua saúde agora mesmo!

 

Nutri Vitam Produtos para Saúde
Rua Bárbara Heliodora nº90 – Barbacena, Minas Gerais
Contatos: (32)3051-2858 .:. [email protected]

“Vocês encontrarão uma linha diversificada de produtos vegetarianos, diet e light, alimentos sem glúten e sem lactose, suplementos e vitaminas, temperos, mel e chás, cereais e grãos, produtos orgânicos e para beleza.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *