Cistite: também conhecida como infecção urinária

por | junho 9, 2019

Compartilhar é se importar!

Conheu00e7a os sinais e sintomas da infecu00e7u00e3o de urina

Infecções urinárias, também conhecidas como cistite na clínica médica, ocorre quando microrganismos invadem a bexiga através da uretra, canal responsável por drenar a urina para fora do corpo. Na mulher, isso é mais frequente, vez que ela possui uma conformação anatômica que favorece às infecções urinárias.

 

Os sinais e sintomas que sinalizam a infecção urinária são:

Dor intensa no abdome baixo, simulando cólica. É uma dor em aperto, que muitas vezes impede que as mulheres desempenhem as próprias atividades do dia a dia;

Vontade constante de urinar, fato conhecido com disúria, porém, em pequenas quantidades. As vezes, acompanhado com a urina, pode sair sangue;

Febre;

Náuseas e mal estar, associado ou não à vômito. Isso varia muito de mulher para mulher e de acordo com a intensidade da infecção. (Caso este sinal esteja presente, procure um médico imediatamente, pois a infrecção pode ter atingido os rins).

Qual é a relação da infecção urinária com a anatomia do corpo da mulher?

– Devido à apresentação do órgão genital feminino, que fica muito próximo ao ânus;

– A uretra feminina, canal que liga a bexiga ao meio externo é muito curto, aproximadamente 4cm, facilitando o acesso de agentes infecciosos.

– Devido a disposição dos órgãos na pelve feminina, que é porção do abdome abaixo do umbigo (em linhas gerais). A bexiga fica relativamente comprimida pelo útero, e com isso, a taxa de esvaziamento da bexiga é menor. Em uma possível infecção, essas características contribuem com a proliferação do microrganismo infeccioso presente na bexiga.

– A uretra, fica exatamente no hostil da vagina, ou seja, na porção final do canal vaginal, ficando exposta constantemente a humidade, secreções, flora bacteriana, lactobacilos e na época da menstruação, ao fluxo menstrual.

Agora que você já sabe as particularidades que envolvem a localização e anatomia da uretra, fica mais fácil entender o que acontece e como se contrai uma infecção urinária, que como já foi dito, é conhecida como cistite!

E como eu devo me prevenir contra infecções urinárias?

A prevenção da cistite é relativamente simples e está diretamente relacionada aos hábitos diários das mulheres, e por sem tão simples, muitas vezes são negligenciados.

 

Quais são as principais complicações relacionadas a cistite?

– O agente infeccioso pode ascender através do ureter e chegar aos rins, causando uma grave infecção, levando o paciente a uma insuficiência renal aguda, muitas vezes irreversível.

– Choque séptico, que acontece se o agente infeccioso cair na corrente sanguínea e desencadear uma reação alérgica exacerbada em todo o organismo, o desfecho nesse caso será uma parada cardiorrespiratória.

Dica: Nunca deixe para amanhã o que você pode fazer hoje! Se qualquer coisa em seu corpo não estiver legal e como de costume, procure ajuda imediatamente! Prevenção é o melhor remédio.

Compartilhar é se importar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *