Doenças

Câncer de colo do útero

 Os cuidados com a saúde da mulher sempre estão em evidência, há inúmeras campanhas do Governo Federal, bem como dos municípios para que as mulheres se cuidam, façam exames preventivos e se protejam, mas mesmo assim o câncer de colo de útero pode aparecer, e quando isso ocorre o que deve ser feito?

O que é câncer de colo de útero

Antes de tudo vamos entender o que é o colo de útero e como o câncer se manifesta. O colo do útero é a parte que se localiza no fundo da vagina, ele está entre os órgãos internos e externos que compõem o sistema reprodutos feminino.

O câncer de colo de útero ocorre nessa região e é possível identificá-lo quando há sinais emitidos pelo organismo, bem como as alterações que são constatadas pelos exames laboratoriais.

Causas e sintomas

As causas ainda são incógnitas para muitos médicos, mas pode se afirmar que sua origem pode vir das infecções através do vírus HPV – Papiloma Vírus Humano, ou então em casos em que a mulher tem vida sexual ativa iniciada precocemente, múltiplos parceiros, não tem boa higiene íntima, é fumante e faz uso excessivo de álcool, todos estes fatores influenciam para que haja o surgimento do câncer de colo de útero.

Os sintomas mais comuns são: dores fortes na região, corrimento de cor escura, sangramento vaginal e odor forte. Mas, vale lembrar que no início muitas vezes não há manifestação de sintomas, estes que foram citados podem acontecer depois de certo tempo, por isso, é extremamente necessário que as mulheres façam sempre os exames de prevenção e mantenham sempre uma boa higiene íntima, evitando infecções e proliferação de fungos e bactérias na região.

Tratamento para o câncer

Cada paciente poderá realizar determinado tipo de tratamento, afinal, cada caso é um caso, mas, basicamente, o tratamento é realizado com cirurgia, quimioterapia e radioterapia. É importante ressaltar que o tratamento deve ser realizado corretamente para que o resultado seja satisfatório, pois só assim é que haverá cura da doença.

Prevenção

A prevenção é a melhor forma de evitar que o câncer de colo de útero apareça. Para isso, é recomendado realizar o exame ginecológico, ou papanicolau, todos os anos. O exame não dói e é possível fazê-lo nas unidades públicas de saúde, o material será coletado através de uma “escovinha” e espátula e colocado em uma lâmina e enviado para exame.

Assim que o resultado sair você deverá realizar uma consulta ao médico para que ele avalie como está o seu organismo e se há indícios de câncer no local. Caso haja alguma suspeita o médico poderá solicitar mais alguns exames para dar um diagnóstico completo, siga todas as instruções do seu ginecologista e cuide-se, faça higiene íntima diariamente, evite ter muitos parceiros sexuais, use preservativos em todas as relações sexuais e não deixe de ir ao médico.

Qualquer alteração que você notar conte ao seu ginecologista, a melhor forma de se cuidar é fazer o exame preventivo, bem como todos os outros passos citados acima.

Click para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir