Arquivo da categoria: Doenças

Psoríase – sintomas, tratamento e causas

  A psoríase é uma doença inflamatória crônica que afeta pele, articulações e unhas. A doença afeta cerca de 125 milhões de pessoas no mundo, e de acordo com o Ministério da Saúde atinge quase 5 milhões de brasileiros.

Pressão alta – causas, sintomas e tratamento

A hipertensão arterial sistêmica (HAS), conhecida popularmente como pressão alta, afeta 30% da população brasileira, em especial as mulheres em idade reprodutiva e por se tratar de uma doença crônica, ou seja, que não tem cura, e que apresenta altos índices de mortalidade e morbidade, merece ser minunciosamente explicada.

Respondendo algumas dúvidas sobre o Câncer de Mama

Dentre todos os tipos de câncer, o câncer de mama é o responsável pelo maior número de casos que afetam as mulheres em todo o mundo, sendo mais de 1 milhão de novos casos e mais de 450 mil mortes por ano, dados retirados da OMS (Organização Mundial de Saúde).

Diabetes Mellitus sem mistérios

O Diabetes Mellitus é caracterizado pelo nível elevado de açúcar no sangue, causado pela falta ou pela quantidade insuficiente de insulina, que é um hormônio produzido pelo pâncreas e responsável pela absorção da glicose pelas células. Existem vários tipos de diabetes, sendo os mais comuns o tipo 1, 2 e o diabetes gestacional.

Síndrome dos Ovários Policísticos

Muitas mulheres enfrentam dificuldades para engravidar e há um problema que torna a situação mais complexa: trata-se da síndrome dos ovários policísticos. Provavelmente você já tenha até mesmo ouvido falar sobre o assunto. Mas sabe do que se trata?

Mioma uterino – tumor não maligno do útero

Mioma, ou se preferir, leiomioma, é o tumor benigno mais comum do sexo feminino. É originado da musculatura lisa uterina e composto basicamente por músculo liso e tecido conjuntivo dispostos de forma concêntrica.

Lúpus – a doença mais famosa do seriado House

O lúpus é um exemplo de doença autoimune do tecido conjuntivo, ou seja, doença causada pelo próprio sistema de defesa do organismo, que reconhece tecidos do nosso organismo (principalmente pele, articulações, rins, coração, tecido nervoso, cérebro e fígado) como estranhos e inicia um processo de inflamação e destruição no local.