Arquivo da categoria: Doenças

Entenda a relação do câncer de colo com o vírus HPV

O papiloma vírus humano (HPV), pertence a uma família de vírus chamada de Papilomaviridae e possui grande tropismo, ou seja, gosta de hospedar-se em células da pele, especificamente, os queratinócitos, que são as células responsáveis por produzir queratina, substância que dita a cor da pele da pessoa.

Acidente vascular encefálico: conceito, tipos de AVE, prevenção

O acidente vascular cerebral (AVC) ou acidente vascular encefálico (AVE), conforme a nova nomenclatura, é uma doença isquêmica que afeta o sistema nervoso central. Por ser uma doença isquêmica, o AVC faz parte das patologias do sistema vascular, mais especificamente das artérias.

Doença celíaca: entenda o que é intolerância ao glúten

Também conhecida como doença celíaca, a intolerância ao glúten afeta milhares de brasileiros (cerca de 300 mil), inclusive famosos, como a Ísis Valverde que neste ano de 2013 participou da campanha realizada pela Federação Nacional de Celíacos do Brasil a Fenacelbra, com o objetivo de informar e auxiliar no reconhecimento da doença.

O que são os pólipos e os hemangiomas

Alguns termos são bem conhecidos entre as mulheres, mais especificamente entre as mamães, mas sempre surge situações inesperadas em que é preciso recorrer a mais informações e tratamentos. Os pólipos e os hemangiomas podem ocorrer em qualquer idade e são mais corriqueiros do que se pensa, mas será que você sabe exatamente o que são?… Ler mais »

O que é o zika vírus e como pode ocasionar microcefalia

Nos últimos dias muito se tem ouvido falar sobre a zika vírus e a microcefalia, mas ainda muitas dúvidas rondam esse assunto. Vários casos de microcefalia foram diagnosticados no Brasil em gestantes, um número alarmante e que preocupa médicos, profissionais da saúde e, principalmente, a família desses bebês.

O que é Psoríase

Muitas pessoas passam por momentos de profunda ansiedade e estresse e notam que aparecem marcas na pele, mas muitas vezes não se dão conta do que é. Se você notar essas pequenas alterações pode se tratar da psoríase.