Arquivo da categoria: Saúde da Mulher

Manias incompreensíveis que todo homem tem

Eles vêm cheios de defeitos de fábrica e ainda por cima, sem manual de instruções. É, os homens são cheios de tiques e manias, e por mais que pedimos e imploramos, eles nunca mudarão. Estou desconfiada que estes defeitinhos vem de brinde pra nós!

Entenda a relação do câncer de colo com o vírus HPV

O papiloma vírus humano (HPV), pertence a uma família de vírus chamada de Papilomaviridae e possui grande tropismo, ou seja, gosta de hospedar-se em células da pele, especificamente, os queratinócitos, que são as células responsáveis por produzir queratina, substância que dita a cor da pele da pessoa.

Primeira menstruação: como lidar com essa nova fase

A menarca, sinônimo da primeira menstruação, é um marco importante na vida de qualquer mulher. Este acontecimento sinaliza que a menina está entrando na adolescência e que seu sistema reprodutor esta apto a gravidez. Em outras palavras, a menarca marca o início da vida reprodutiva da mulher.

Mulher, sexo frágil? Que mentira!

Olá amigas leitoras, sou Nelson Xavier e a partir de agora lhes peço licença para periodicamente entrar em suas vidas e trocarmos dois dedinhos de prosa. Nesta série de artigos trataremos de assuntos variáveis buscando refletir sobre o universo feminino – necessidades, dificuldades, lutas, dicas e reflexões para a construção de dias melhores em nossas vidas. Em nossa estreia, quero me… Ler mais »

Acidente vascular encefálico: conceito, tipos de AVE, prevenção

O acidente vascular cerebral (AVC) ou acidente vascular encefálico (AVE), conforme a nova nomenclatura, é uma doença isquêmica que afeta o sistema nervoso central. Por ser uma doença isquêmica, o AVC faz parte das patologias do sistema vascular, mais especificamente das artérias.

Indicações, pós operatório e riscos do parto cesariana

Conheça as principais indicações médicas para a realização do parto através da cesariana. Veja que a mulher pode optar por realizar a cesariana sem estar inseridas em condições médicas específicas. Além disso, veja como é o pós-operatório da cirurgia e os riscos associados a ela.