Arquivo da categoria: Saúde da Mulher

Doença inflamatória pélvica – sinais e sintomas, tratamento e prevenção

As doenças inflamatórias pélvicas, também conhecidas pela sigla DIP, são caracterizadas por um processo inflamatório (com sinais de dor, calor, vermelhidão e edema) do trato genital superior, geralmente de caráter ascendente e polimicrobiano, ou seja, quase todas as vezes é mais de um microorganismo que está causando a doença.

Diabetes Mellitus: Tipo 1 e tipo 2 – entenda as diferenças

A diabetes mellitus (DM) é uma doença caracterizada por uma disfunção metabólica do nosso organismo, onde os níveis de açúcar no sangue, a glicose, se mantem acima dos valores considerados normais. Existem dois tipos de diabetes melittus, DM tipo 1 e DM tipo 2, que somadas atingem 12% da população brasileira.

Diabetes gestacional tem tratamento

Também conhecida como intolerância à glicose durante a gravidez ou diabetes mellitus gestacional, é uma doença exclusiva da gravidez, ou seja, é o diabetes adquirido ou manifestado apenas durante a gestação e é caracterizada pelos elevados níveis de açúcar (glicose) no sangue.

E para você, como o aborto é definido?

De acordo com o Dicionário da Língua Portuguesa a palavra aborto significa interrupção da gravidez, ou seja, a expulsão do feto num momento em que ele ainda não adquiriu condições de sobrevivência no meio extra-uterino (fora do útero).

Artrite reumatoide – a doença autoimune da quinta década

A artrite reumatoide, também conhecida como artrite anquilosante ou artrite degenerativa, se encaixa num grupo de doenças conhecidas como doenças autoimunes, são chamadas assim porque são causadas pelo próprio sistema imunológico que reconhecem algumas regiões do corpo como estranhas e acabam destruindo-as.

Avaliação da vitalidade fetal na assistência pré-natal

A avaliação da vitalidade fetal tem alta relevância na assistência pré-natal, do início ao final da gestação, é aplicável a todos os grupos de risco gestacional, principalmente os de alto risco. Constitui importante conquista para amenizar os prejuízos sobre o feto e proporcionar o prolongamento da gravidez.