Como identificar problemas no coração

Sem dúvidas o órgão mais incrível do corpo humano, o coração, se localiza na cavidade torácica e tem como principal função o bombeamento do sangue já oxigenado para todo o corpo. Mais ou menos do tamanho de um punho, o coração pulsa 100.000 por dia, bombeando cerca de cinco litros de sangue por minuto ou 7.500 litros por dia.

Por ser um órgão incrível, o coração está sujeito a vários males, mais conhecidos como problemas cardiovasculares, que lidera o ranking de mortalidade no mundo. Pensando nisso, separamos algumas dicas de como ser possível identificar problemas no coração.

Sinais de problemas no coração

Saber quais são os sinais que indicam possíveis problemas no coração podem ser de extrema importância, já que podem prevenir ou mesmo facilitar o diagnóstico de um ataque cardíaco ou dentre muitas outras doenças que podem acometer este órgão. Dentre os sinais que podem identificar problemas no coração podemos destacar:

Fortes dores no peito – Sem dúvidas o sintoma mais comum e mais conhecido do infarto, sentir dores ou sensação de aperto nesta região do corpo por mais de 20 minutos pode ser o sintoma de que os vasos sanguíneos do coração estão obstruídos. A dor intensa é resultado da má ou mesmo falta de oxigenação do tecido cardíaco.

Cor arroxeada nos lábios – Esse sintoma pode ser um alerta para a Cardiopatia Congênita, uma anormalidade na estrutura do coração. Esse problema muitas vezes ocorre antes do nascimento caso a mãe, durante a gravidez, faça o uso de drogas e alguns tipos de medicamentos. A cardiopatia congênita é um problema mais comumente a portadores de Síndrome de Down.

Cansaço físico após esforços pequenos – Perder o fôlego e sentir-se muito cansado após pequeno esforço físico, por exemplo, serviços domésticos, pode ser o sinal de insuficiência cardíaca, que é quando o coração não consegue a quantidade de sangue necessária para o corpo. Além disso, também pode significar arritmia.

Dores nas pernas – Mesmo sem causa aparente para isso, as dores nas pernas pode ser o indício da doença arterial periférica. Vale ressaltar que portadores desse problema tem mais chances de sofrer com infarto ou AVC.

Palpitações no peito – Sentir que o coração está batendo rápido demais, como se ele fosso sair do peito pode ser um sinal de arritmia cardíaca. Geralmente esse sintoma ocorre quando é causado por fortes emoções ou por situações de grande estresse. Esse sintoma também pode ser um sinal de doenças isquêmicas do coração.

Tosse persistente principalmente durante a noite –  Pode indicar as dificuldades que o coração está tendo para trabalhar corretamente. Esse sintoma pode ser o resultado de um acúmulo de líquidos no pulmão devido a insuficiência cardíaca.

É fato que quanto maior o número de sintomas forem diagnosticados, maiores são as chances de apresentar um quadro de problema no coração. Por isso é de extrema importância procurar a orientação de um médico para uma avaliação minuciosa e, é claro, um tratamento adequado.

Compartilhar é se importar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo