Causas da infertilidade feminina

por | março 11, 2018

Ter um filho é um dos maiores sonhos da maioria das mulheres, mas algumas delas se deparam com a realidade bem diferente das demais e precisa recorrer a tratamentos para poder engravidar. A infertilidade atinge grande parte de mulheres em idade reprodutiva e as causas são das mais variadas.

Muitas vezes a infertilidade feminina é ocasionada por pequenos problemas de saúde que podem ser resolvidos com tratamento, mas algumas mulheres apresentam um quadro mais dificultoso e realmente não têm chances de gerar um bebe. Vamos ver alguns casos e causas da infertilidade.

Endometriose

A endometriose é um dos fatores que mais causa infertilidade nas mulheres, muitas vezes elas não se dão conta que têm a doença, acham que se trata de uma cólica muito forte e acabam por não realizar o tratamento correto. A endometriose se caracteriza pela presença endométrio, um tecido que reveste o interior do útero e a principal consequência é a dificuldade de engravidar.

Os principais sintomas são:

Cólicas menstruais intensas e dor durante a menstruação;
Dor pré-menstrual;
Dor durante as relações sexuais;
Dor difusa ou crônica na região pélvica;
Cansaço excessivo;
Menstruação irregular;

Por isso, é muito importante buscar ajuda médica e realizar o tratamento contra a endometriose, pois ela é uma das maiores causadores da infertilidade.

Infecção no colo do útero

A infecção no colo do útero abrange o sistema reprodutor feminino, com isso pode ocorrer a infertilidade. A infecção tem como sintomas corrimento constante, dores durante o ato sexual, dor abdominal e às vezes até mesmo sangramento vaginal.

O tratamento pode ser feito com antibiótico e é recomendável procurar um médico logo que os primeiros sintomas surgirem, pois quanto antes for tratado mais rápido será a cura e a probabilidade de infertilidade diminui também.

Idade

Outro fator determinante para quem deseja engravidar está ligada à idade, ou seja, quanto mais velha a mulher for mais difícil será para engravidar, pois seus óvulos têm um “tempo de vida” e quando a mulher entra na menopausa esse eles começam a ser produzidos em menor quantidade até se extinguirem, o que ocasiona a infertilidade devido à idade. Mas nem sempre esse fator causa infertilidade, porém é uma condição natural que pode vir a acontecer.

Síndrome dos ovários policísticos

Os ovários policísticos são mais comuns do que se imagina, e ele também é uma das causas da infertilidade feminina.

A síndrome é conhecida como SOP e trata-se de um distúrbio endócrino que afeta boa parte das mulheres em idade reprodutiva.

Os sintomas mais comuns são: acne, obesidade, atraso do sangramento menstrual, aumento de pelos no rosto, seios e abdômen, entre outros.

É extremamente importante fazer visitas periódicas ao ginecologista, desta forma você evitar a proliferação de fungos e mantém sua saúde sempre em dia, cuidando-se mais e garantindo a fertilidade. Caso haja algum sintoma, descontrole ou sinais que antes não havia, não hesite em procurar ajuda médica, tomar anticoncepcional corretamente e com receita médica também é uma maneira de garantir sua fertilidade e optar por mais qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *