Compartilhar é se importar!

Dicas para organizar sua mala de viagens

Vou viajar e… preciso arrumar minha mala, mas não faço a mínima ideia sobre o que preciso levar! O que eu levo? O que vou precisar? Frio ou calor? Quantas peças serão necessárias? Essas são algumas perguntas feitas pela maioria das mulheres horas antes de sair de viagem. E o pior de tudo é que depois de tanta correria, fica sempre aquela sensação de que algo importante ficou pra trás.

 

É sempre assim!

Me chamo Ana Carolina, confesso que por muito tempo era exatamente isso acontecia comigo. Desde o iníco do meu namoro, hoje casamento, eu e meu namorado, hoje marido e fundador do Guia Saúde da Mulher, viajávamos muito, praticamente todo final de semana e eu sempre esquecia algo importante. Isso quando não levava uma quantidade imensa de roupas que ocupava todo o porta-malas do carro e quando chegávamos ao destino tinha aquela péssima sensação de que havia feito a escolha errada e tinha levado as piores roupas já que nada combinava com nada. É desesperador! Faz pouco tempo que conclui meu mestrado e, enquanto estudava, viajava para diversos lugares, ao menos uma vez por mês, viagens longas às vezes com estadia em mais de uma cidade, onde eu tinha de ser dinâmica e não perder tempo…tudo isso me fez parar um dia e elaborar uma lista de itens indispensáveis para se levar para qualquer lugar a qualquer momento. É claro, lugares que não têm neve e que você não pretende se aventurar muito. Então meninas, que fique bem claro, essa modesta listinha é genérica! Você precisa, ou melhor, você deve adapta-la sempre, de acordo com sua viagem! Use-a como uma referência e não como uma regra.

Então vamos lá…

Vamos fazer de conta que você vai fazer uma viagem de 7 dias para um região de clima agradável, que oferta programas ao ar livre, incluindo uma prainha, e também tem grandes centros de compra!

 

A lista de itens que você deve levar para sua viagem está dividida em algumas categorias:

 

1. Roupas e acessórios

– 3 calças jeans;

– 1 saia mais curta;

– 1 saia longa lisa ou estampada (que combine com suas camisetas);

– 1 bermuda jeans ou de pano (confortável);

– 4 camisetas de malha com cores neutras (podem ser curtas ou mais cumpridinhas para usar com casaquetos);

– 1 camisa branca;

– 2 blusas mais transadas para usar a noite;

– 1 vestido de uso misto: dia & noite;

– 1 vestido para noite que pode ser longo ou curto, de acordo com o clima do local (e a festividade que vai participar, se for o caso);

– Algumas peças de roupas de ginástica: shorts, camisetas, top, blusa de nylon, tênis de corrida;

– 2 biquínis para piscina ou praia, assim você pode revesar o uso;

– Roupa de banho, incluindo toalha, saída de praia, canga, etc;

– 1 par de chinelos;

– 1 par de sandália – tipo rasteirinha ou de salto, se preferir;

– 1 par de tênis;

– 1 par de calçado para usar a noite (deve combinar com o vestido para usar a noite ou alguma camisa mais transada, levada para esse fim também) – você pode optar pela sapatilha com brilho ou aquele velho scarpin de salto alto;

– 1 blusa de moletom;

– 2 cintos fininhos para usar com camisetas ou camisa;

– acessórios diversos como brincos, cordões, anéis…

Relembrando: Antes de organizar sua mala, analise a lista e eleja aquelas peças que melhor lhe servirá. Nem sempre é necessário levar todas as peças!

 

2. Produtos de beleza, estética e higiene

Esta é a parte mais “complicada”, pois cada mulher possui necessidades específicas e por isso cada mulher vai precisar de produtos diferentes… De qualquer forma, vou abrir minha nécessaire e mostrar para vocês o que vai encontrar lá dentro…

– Shampoo;

– Condicionador;

– Sabonete com ação antibacteriana (gosto do Protex);

– Hidratante corporal;

– Desodorante aerossol (tenho alergia dos demais);

– Absorvente higiênico;

– Uma boa gilete ou aparelho de depilação;

– Filtro solar de primeira linha;

– Maquiagem;

– Fio dental;

– Pasta de dente;

– Escova de dente;

– Pentes para o cabelo

 

3. Caixinha de primeiros socorros (sempre acabo usando algum item)

– anticoncepcional (se você fizer uso);

– antitérmico;

– analgésico;

– laxante;

– sachê de soro caseiro;

– medicação para episódios de vômito, náuseas, mal estar – tipo Engove;

– bicarbonato de sódio;

– antisséptico;

– colírio para irritação os olhos;

– antialérgico.

 

4. Outros itens relevantes

– maquina fotográfica com cartão de memória, bateria, carregador e pilhas extras (se for o caso);

– carregador de telefone celular (se for o caso);

– uma bolsa menor, tipo mochila, para ser usada em passeios curtos durante a sua viagem;

– boné, chapéu, viseira ou similar, se você estiver indo para uma região quente, com exposição ao sol;

– óculos escuro;

– GPS, se for para regiões mais distantes ou for acampar e/ou fazer trilhas (nesse caso a composição da mala é bem diferente, e vamos falar sobre ela em breve);

– Tablete, iphone, ipad, laptop, notbook…aparelhos de comunicação que possuir.

Lembre-se de levar o carregador ou … se estiver viajando para descansar, desconsidere este item ou pelo menos esqueça os carregadores!!

Considerações finais: Lembre-se que esta lista não é uma regra e sim uma sugestão para que você possa se basear no momento em que for arrumar suas malas de viagem.

Por mais que o ditado popular “é melhor sobrar do que faltar”, seja uma verdade, em caso de viagem, o ideal é não faltar e nem sobrar.

 

Dicas:

– Não arrume sua mala nos últimos minutos, falo isso de experiência própria. Você pode precisar de algo que não encontrará em lugar nenhum;

– Arrume você mesma a sua mala, ou procure estar por perto, pois dessa forma você valoriza suas necessidades e escolhe o que realmente é importante;

– Enquanto escolhe o que vai levar, mentalize as combinações possíveis, o momento em que vai usar cada roupa, que dia vai usar. Caso você não consiga encaixar alguma peça no seu cenário mental, deixe a peça em casa, pois provavelmente você não vai usá-la. Como sugestão, use o planejamento de sua viagem como seu guia.

– Leve com você um saco plástico para separar roupa usada de roupa limpa, assim você evita que elas peguem cheiro ou fiquem úmidas na bagagem.

É isso! Agora que suas malas já estão prontas, faça uma excelente viagem!

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *