Compartilhar é se importar!

Uma alimentação balanceada requer cuidados especiais, você pode adicionar varias frutas, ervar, legumes e produtos naturais na sua dieta. Os chás são ótimos para auxiliar no tratamento e prevenção de doenças, bem como da função diurética.

Captura de Tela 2016-07-11 às 18.02.05

Os chás naturais são importantes para nossa saúde, é fundamental incluir sempre alguns deles na nossa alimentação diária, mas antes de escolher uma planta ou erva para fazer um chá é necessário entender para que ele serve e como esse chá pode ser feito.

O chá de hortelã é um dos mais conhecidos entre os amantes de produtos naturais, vamos conhecer como a hortelã age no nosso organismo.

Como fazer o chá de hortelã

Antes de tudo é preciso saber de uma curiosidade, existem dois tipos de hortelã: hortelã comum e hortelã pimenta. Para preparar o chá de hortelã basta adicionar de 2 a 3 colheres de folhas frescas, secas ou trituradas de hortelã em meio litro de água.

Deixe ferver por alguns minutos, tampe e deixe descansar por 10 minutos até que fique pronto para consumir. O ideal é consumir sem adicionar nada, nem adoçante, nem açúcar, mas fica ao seu critério o modo de consumo.

Benefícios do chá de hortelã comum

 Os principais benefícios do chá de hortelã são diretamente ligados ao mal estar do estômago, sendo eles:

  • Ajuda na má digestão;
  • Acalma a náusea e o vômito;
  • Acalma os enjoos.

Esse chá pode ser consumido nessas situações, mas também no dia a dia ou algumas vezes por semana como prevenção de má digestão, por isso, tenha sempre algumas folhinhas de hortelã em casa.

Benefícios do chá de hortelã pimenta

Já o chá de hortelã pimenta é conhecido por apresentar um cheiro e sabor diferentes que ajudam a limpar os pulmões, uma ótima dica para quem está com gripe, resfriados e tosse. Veja os benefícios:

  • Auxilia no tratamento de gripes, resfriados comuns;
  • Ajuda no tratamento da tosse e dores de garganta;
  • Ajuda na digestão de alimentos gordurosos;
  • Acalma as dores e cólicas menstruais;
  • Acalma os enjoos;
  • Diminui a produção de gases;
  • Ajuda em casos de vesícula preguiçosa;
  • Elimina o mau hálito.

Tanto o chá de hortelã comum quanto o chá de hortelã pimenta pode ser preparado em casa sem maiores dificuldades, a plantinha também é muito fácil de ser encontrada em lojas de produtos naturais, supermercados e mercados municipais. Outra dica boa é adicionar a hortelã em receitas do dia a dia, quem gosta do sabor costuma adicionar algumas folhinhas de hortelã no suco de frutas, como o abacaxi.

Pode-se também preparar alguns pratos de sobremesa com a hortelã, como mousse de maracujá com as folhinhas, bolos e demais doces. Use a criatividade para utilizar bem a planta e prevenir algumas doenças de cunha digestivo, a hortelã é muito importante para quem sofre deste mal e pode ser consumida tanto em chá como de outras maneiras.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *