O que é dieta cetogênica

por | março 2, 2018

Quem está sempre em busca de saúde e bem estar sabe como as dietas prometem milagres e nem sempre são capazes de cumprir, mas o ideal é sempre entender como ela funciona e se fará bem para seu organismo.

A dieta cetogênica é uma dessas, ela basicamente se caracteriza por eliminar todo carboidrato da alimentação e quando isso ocorre, o corpo fica em um processo chamado de Cetose, ou seja, utiliza a gordura existente no corpo como fonte de energia, e como não há ingestão de novos açúcares (carboidratos) o indivíduo emagrece facilmente.

Alimentos permitidos na dieta cetogênica

Para entender melhor como a dieta cetogênica funciona, separamos alguns alimentos permitido, agora é só usar a sua criatividade e preparar pratos para o dia a dia compostos de:
Alface, rúcula, repolho ou repolho roxo;
Azeite, óleo, manteiga, margarina, maionese;
Carnes de vaca, porco, frango, peru ou outras;
Chás sem açúcar;
Embutidos como presunto, apresuntado, linguiça, mortadela ou salsicha;
Gelatina sem açúcar;
Ovos;
Peixes;

Alimentos não permitidos na dieta cetogênica

Como já foi dito, os alimentos que não devem fazer parte do cardápio da dieta cetogênica são aqueles à base de carboidratos, sendo estes:
Pães
Macarrão
Lasanha
Pizza
Bolos
Bolachas
Biscoitos

Enfim, todos os alimentos que contenham carboidratos não devem ser ingeridos. É sempre bom lembrar que alguns deles possuem certa quantidade de carboidratos naturalmente, como é o caso de algumas frutas, verduras e legumes, neste caso é permitido seu consumo de forma moderada, como o repolho.

Contraindicações da dieta cetogênica

Os carboidratos oferecem grande quantidade de sais minerais e vitaminas, e como seu organismo ficará certo tempo sem a ingestão desse elemento é necessário fazer a utilização de complemento alimentar através de polivitamínicos.

Outro fator importante é sempre manter-se hidratado, beba muita água ao longo do dia e tenha sempre por perto uma garrafa de água. Muitas pessoas não têm esse hábito, mas é necessário tomar muita água para manter o corpo sempre hidratado, isso também ajuda na perda de peso.

Dica de cardápio da dieta cetogênica

O cardápio pode variar, aproveite para criar sempre pratos saborosos, temperados o mais natural possível, com baixa quantidade de sal e gorduras. Dê sempre preferência para o azeite de oliva extra virgem, cheiro verde (fresco, evite os desidratados), cebola e pimenta a gosto.
Café da manhã
Omelete com frios (presunto, salame, queijo);
Chá ou café
Almoço
Carne bovina;
Salada de folhas;
Brócolis temperados com azeite
Jantar
Ovos cozidos;
Frango grelhado ou refogado;
Salada de folhas;
Espinafre refogado e temperado com azeite
Lanches intermediários
2 unidades de Oleaginosas (Castanhas ou amêndoas)
Queijos
Salame
Gelatina diet

Antes de começar a sua dieta cetogênica é importante consultar um nutricionista para saber se essa é uma boa alternativa para você, afinal, cada organismo reage de uma maneira e pode trazer resultados mais rápidos ou não.

Siga o passo a passo e veja os benefícios de ter um corpo mais saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *