O que é a dieta alcalina

por | janeiro 4, 2019

Compartilhar é se importar!

Ter um corpo bonito e saudável talvez seja o desejo da maioria das pessoas, tanto homens quanto mulheres buscam cada vez mais por qualidade de vida e investem seu tempo e dinheiro naquilo que faz bem ao organismo.

Inúmeras opções de dietas chegam a nós todos os anos, promessas de um corpo definido e emagrecimento rápido estão entre os itens mais buscados, mas o que será que realmente uma dieta proporciona? A dieta alcalina é uma destas opções, veja como ela age e os benefícios que pode proporcionar.

Como funciona

Primeiramente é preciso entender quais são os objetivos da dieta alcalina. Sua principal função é limpar o organismo deixando-o livre de toxinas, desta forma é preciso ingerir os alimentos corretos que farão com que seu sangue fique alcalino, ou seja, diminui a acidez sanguínea e auxilia na prevenção de doenças, como a gripe.

O foco da dieta está na reeducação alimentar, ou seja, a pessoa faz várias refeições ao dia (cerca de 5) se alimentando de 3 em 3 horas e dando preferência para alimentos alcalinos. Veja a lista de alimentos permitidos e dos alimentos que devem ser evitados.

Alimentos permitidos na dieta alcalina

Alguns alimentos podem ajudar muito na perda de peso e na desintoxicação do organismo, na dieta alcalina estes alimentos possuem ação importante e devem ser inseridos na dieta diária. São estes os alimentos permitidos na dieta alcalina:

Abacaxi
Adoçante stévia
Algas marinhas
Amêndoa
Aspargo
Banana
Cereja
Couve
Damasco
Erva de trigo
Folhas verde-escuras
Goiaba
Laranja
Maçã
Morango
Nabo
Pepino
Pêssego
Pimentão
Sal mineral
Salsinha, coentro
Semente de abóbora
Tomate

Alimentos que devem ser evitados na dieta alcalina

Os alimentos a evitar na dieta alcalina são os alimentos ácidos como:

Açúcar
Adoçante
Amendoim
Batata
Bebidas alcoólicas
Cacau
Café
Caju
Carne de vaca, galinha e porco
Centeio
Cevada
Chocolate
Cogumelos
Frutas secas
Geleias
Malte
Mel
Milho
Molho de soja
Mostarda
Ovo
Peixe e mariscos
Pistache
Queijo
Refrigerantes
Sorvetes
Sucos de fruta
Vinagre

O mais importante é entender que a dieta alcalina tem como objetivo desintoxicar, limpar o organismo e eliminar todos aqueles alimentos industrializados que comemos ao longo de vida e que sabemos que fazem mal à saúde quando consumidos em excesso.

É uma maneira de evitar doenças, emagrecer e manter o organismo mais limpo e leve, por isso, alimentos como frutas, couve e pepino estão na dieta proporcionando esse detox.

É sempre bom lembrar que é importante sempre procurar ajuda nutricional antes de iniciar uma dieta, afinal é preciso saber como seu organismo está e se não há nenhuma restrição para começar essa nova fase, se você tem pressão alta, diabetes ou qualquer outra doença, consulte seu médico para saber se é possível realizar essa dieta sem problemas. Cuide-se sempre e mantenha seu corpo saudável.

Compartilhar é se importar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *