O que é dieta Dukan

por | outubro 28, 2018

A dieta Dukan é conhecida de quem quer manter o peso em dia ou pretende começar um processo de emagrecimento. Dukan é o resultado de anos de experiência do médico nutrólogo, Pierre Dukan, sendo esta uma importante ferramenta contra obesidade e sobrepeso.

Basicamente, a dieta se estruturada em quatro fases, duas para emagrecer de forma rápida, em que é possível comer à vontade 100 alimentos à base de proteínas e legumes (fase Ataque e Cruzeiro), e duas para estabilizar o peso ideal sem efeito sanfona (fase Consolidação e Estabilização).

Fases da dieta Dukan

As quatro fases devem ser seguidas rigorosamente para que haja sucesso e perda de peso, não adianta burlar o projeto e depois reclamar que os benefícios não apareceram. É necessário seguir as orientações e comer exatamente os alimentos propostos na Dukan. Vamos conhecê-los:

  • Fase de Ataque: perda de peso rápida e motivadora é a principal característica dessa fase. Aqui é possível ingerir na dieta 66 alimentos ricos em proteínas para comer à vontade. Essa fase dura até 7 dias (para pessoas acima de 20 quilos) e proporciona uma perda de peso de até 5 kg, tudo depende também de como seu organismo vai responder à dieta.
  • Fase Cruzeiro: agora será possível acrescentar 34 legumes e verduras e somando tudo (os 66 alimentos de proteína) teremos um total de 100 alimentos liberados na Dieta Dukan para consumo à vontade. Nessa fase a perda de peso torna-se moderada, em média 1 kg por semana, e isso se estenderá até atingir o Peso Ideal.
  • Fase de Consolidação: juntamente aos 100 alimentos pode-se consumir frutas, pão integrais, queijos, carboidratos e a “Refeição de Gala”. Está é a fase de reeducação alimentar, que pode durar 10 dias por peso que se deseja perder, por isso o efeito sanfona será impedido. Por exemplo: para uma perda de 10 quilos nas duas primeiras fases, a Consolidação vai durar 100 dias. Cada caso é um caso e cada necessidade requer uma conta.
  • Fase de Estabilização: Alimentação liberada, nesta fase nada mais é proibido, mas é imprescindível seguir  algumas regras para sempre: usar 3 colheres de sopa de farelo de aveia por dia e  caminhada diária, desta forma o resultado será satisfatório.

 

Basicamente, você montará o seu cardápio de acordo com seus gostos, a lista de alimentos é vasta e por isso devem ser bem selecionados para não enjoar.

Na primeira fase, ATAQUE, é possível optar por refeições que tenha:

Já na segunda fase, conhecida como CRUZEIRO, é possível adicionar mais alimentos ao seu cardápio:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *