Como é a dieta Atkins

por | outubro 30, 2018

Um corpo saudável, definido e magro é o desejo de grande parte das pessoas e a busca por esse objetivo pode ser bem mais simples do que se pensa. Engane-se quem pensa que “simples” significa fácil, ser simples está diretamente ligada à maneira como a dieta ocorre, mas assim como em qualquer novo projeto (principalmente dieta) é necessário disciplina e força de vontade.

A dieta Atkins é uma das mais conhecidas, desde a década de 1970 quando o cardiologista norte americano Robert Atkins a criou, ela se tornou sucesso. Sua principal característica é eliminar o carboidrato do dia a dia e investir na proteína, ou seja, massas, arroz, farinhas devem ser evitados, e carnes (de todos os tipos) estão liberados.

Fases da dieta Atkins

Para que a dieta dê resultado é preciso seguir as instruções e o seu planejamento, ela é dividida por fases, são elas:

  • Fase de indução
  • Fase de perda de peso continuada ou PPC
  • Fase de pré-manutenção
  • Fase de manutenção

A primeira fase é a mais difícil, porém é a que mais traz resultado, afinal durante duas semanas o carboidrato deve ser eliminado quase por completo do seu cotidiano dando preferência para carnes e queijos. É permitida apenas a ingestão de 20 gramas de carboidrato por dia, mas estes devem ser originados de vegetais e folhas verdes. Outro fator importante é que nesse período se deve tomar muita água, cerca de 2 litros por dia, para ajudar na perda de peso que pode chegar a 5 kg por semana.

Na segunda fase já é possível adicionar um pouco mais de carboidrato, mas como é a fase PPC, é preciso encontrar um equilíbrio entre a quantidade de carboidrato consumido e a perda de fato, se notar que você parou de perder peso é preciso reduzir o carboidrato, até achar esse equilíbrio.

A terceira fase também começará a aumentar a quantidade de carboidratos, mas as proteínas e queijos permanecem. Aqui será normal parar de perder peso como nas fases anteriores, agora é o momento de pré-manutenção, ou seja, o objetivo é manter os hábitos aprendidos até o momento.

Na última fase, a fase de manutenção, os hábitos permanecem, o importante é achar o equilíbrio entre o que se pode comer e o seu peso, você não perde mais peso na balança, mas sim mantém aquilo que conquistou (ou que perdeu, no caso).

Alimentos permitidos na dieta Atkins

Veja alguns alimentos permitidos na dieta Atkins nas duas primeiras fases, principalmente: Aves, carnes, peixes, verduras e frutas, ovos e carnes de porco, bacon.

Alimentos que devem ser evitados na dieta Atkins

Alguns alimentos devem ser evitados na dieta Atkins para que haja melhor resultado, são eles: Arroz, pão, massas, farinhas, açúcar, bolo, leguminosas como ervilha, milho, lentilha, grão-de-bico, queijos, leite e derivados.

É sempre bom lembrar que antes de iniciar qualquer dieta é importante consultar seu médico para saber se haverá alguma restrição de saúde. Caso não haja nenhum problema comece agora mesmo a dieta Atkins e veja os resultados positivos, tanto para seu corpo quanto para sua mente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *