Cuidados ao usar medicamentos durante a gravidez

por | janeiro 7, 2019

Compartilhar é se importar!

O uso de alguns medicamentos durante a gestação deve ser evitado, afinal trata-se de um período de grandes transformações para a mulher e de formação do bebê. Mamães de primeira viagem devem tomar um cuidado ainda maior, pois não se sabe exatamente como serão os primeiros meses e nem como seu organismo vai reagir a essa nova fase.

O mais indicado é fazer o pré-natal corretamente e não desconsiderar nenhuma indicação de seu médico. Se você já toma algum medicamento controlado para diabetes, pressão arterial ou qualquer outra coisa é importante informar seu médico desde o início para que ele saiba como proceder nos próximos meses.

Se for possível, programe sua gestação, planeje cada passo e pra isso esteja em dia com sua saúde e tenha tranquilidade nesse período. Veja mais dicas e informações e como a gestante deve se comportar durante os 9 meses.

Medicamentos que devem ser evitados

É sempre válido lembrar de que cada mulher terá o seu momento, seu corpo passará por diversas mudanças, bem como seu humor. Por isso, o uso de alguns medicamentos é até cogitado, mas deve ser utilizado apenas quando seu médico recomendar, pois a medicação inadequada pode ocasionar na má formação do feto.

Antibióticos e anti-inflamatórios são os que mais devem ser evitados, mas nenhum medicamento é totalmente seguro para uma grávida. Como já foi dito, cada organismo tem sua característica e pode reagir de maneira diferente a um medicamento. O ideal é não tomar nenhum medicamento e sempre tentar reverter o caso com alimentação.

Se o seu problema é com intestino preso e costuma tomar laxante, agora você poderá substituir sua alimentação por fibras, cereais e alimentos integrais que vão auxiliar na formação do bolo fecal.

Sempre que se sentir indisposta pergunte ao seu médico o que você pode e o que não pode tomar e nunca se automedique.

O que toda grávida precisa saber

Algumas dicas são importantes para toda gestante, as mulheres que estão à espera do primeiro filho normalmente sentem-se inseguras e podem até mesmo ter noites de insônia. O que você deve lembrar é que agora seu corpo precisa de cuidados redobrados e dormir bem é um dos itens indispensáveis na qualidade de vida.

Comer adequadamente também é uma boa maneira de se sentir sempre bem, a alimentação influencia diretamente no humor, no sono, na pele, nos cabelos e no ganho ou perda de peso. Durante a gravidez é normal (e saudável) ganhar peso, mas desde que seja dentro do recomendado para você, seu porte físico e estado de saúde.

Por isso, praticar atividades físicas durante a gestação é uma boa forma de garantir mais qualidade de vida durante esses 9 meses de pura transformação.

Lembre-se sempre de que alguns remédios caseiros, como chás, podem ser perigosos para sua saúde e também para a do bebê, por isso, se tiver alguma dúvida sobre o que está consumindo é sempre recomendável perguntar ao seu médico, não tome nada indicado por conhecidos ou parentes, às vezes o que faz bem para uma pessoa, não faz bem para outra.

Cuide-se mais e tenha uma gestação inesquecivelmente saudável.

Compartilhar é se importar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *