Nunca é tarde para adotar uma alimentação saudável

por | setembro 3, 2018

Comece agora a mesmo a comer e viver melhor

Para ter uma vida longa e saudável não há mistério, basta dieta equilibrada, exercícios físicos regulares e evitar o estresse.

Embora a genética tenha seu papel neste contexto, os hábitos de vida e a alimentação são fatores determinantes. Cerca de 25% da longevidade depende da herança genética, no entanto, os outros 75% são fatores que dependem do estilo de vida.

Em qualquer idade uma boa alimentação é fundamental para a qualidade de vida. Porém, na 3ª idade ela se torna imprescindível para a manutenção da saúde.

O envelhecimento pode ser definido como um declínio progressivo na eficiência dos processos bioquímicos e fisiológicos do organismo. Surgem as alterações no paladar, na estrutura dos ossos, nas articulações, na visão, entre outras.

Mas mesmo diante das limitações impostas pela idade, é possível ter uma vida mais saudável, com a adoção de algumas medidas preventivas que amenizem os problemas causados no organismo pela passagem dos anos.

Conheça algumas dicas que preparamos para você:

– A alimentação, desde que nutricionalmente adequada, exerce papel fundamental no retardo do processo de envelhecimento, na melhora do desempenho mental e físico, além de auxiliar na manutenção do peso adequado e na resistência do sistema imunológico.

– A dieta deve ser rica em frutas, hortaliças, legumes e cereais integrais, alimentos fontes de vitaminas, minerais antioxidantes e fitoquímicos que atuam combatendo a ação dos radicais livres.

– Prefira uma dieta com redução de gordura, sal e açúcar.

– Comer de 3 em 3 horas e mastigar bem os alimentos. Tendo o cuidado para não “pular refeições”.

– Consuma de 3 a 5 porções de frutas e beba bastante líquido durante o dia.

– Dê preferência aos temperos e condimentos naturais, como: cebola, alho, orégano, alecrim, manjericão, curry, canela, hortelã, pimentão, limão, etc.

– Evite alimentos industrializados, refinados e embutidos, que oferecem poucos nutrientes e grandes quantidades de conservantes, corantes e aromatizantes artificiais.

– Para neutralizar os danos causados por radicais livres é importante a ingestão de uma dieta rica em alimentos com ação antioxidante, amplamente encontrados na natureza, como: aveia, soja, linhaça azeite extra virgem, suco de uva, cacau, oleaginosas (nozes, castanhas, avelã, amêndoas).

Nunca é tarde para mudar os hábitos. São cuidados simples que proporcionam não só o rejuvenescimento, mas saúde e bem estar!

Autora:
Rosemary Xavier
Nutricionista
CRNMG 6751

Gostou? Comece a cuidar da sua saúde agora mesmo!

 

Nutri Vitam Produtos para Saúde
Rua Bárbara Heliodora nº90 – Barbacena, Minas Gerais
Contatos: (32)3051-2858 .:. [email protected]

“Vocês encontrarão uma linha diversificada de produtos vegetarianos, diet e light, alimentos sem glúten e sem lactose, suplementos e vitaminas, temperos, mel e chás, cereais e grãos, produtos orgânicos e para beleza.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *