Compartilhar é se importar!

Também conhecida como melissa, melissa-romana, salva-do-Brasil, melissa-verdadeira entre outros muitos nomes, a erva cidreira é uma planta medicinal muito conhecida e usada em todo o território brasileiro. É rica em benefícios para a saúde, e o mais conhecido sem dúvidas é o seu efeito calmante, muito usada para garantir uma boa noite de sono.

cha

Além do seu efeito calmante, nos últimos anos vem sendo muito consumida por pessoas que desejam perder peso. Saiba mais sobre os benefícios para emagrecer do chá de erva cidreira.

O chá de erva cidreira emagrece mesmo?

São vários os chás usados por quem deseja eliminar alguns quilinhos a mais,  o de erva cidreira não poderia ficar de fora! É um chá que realmente emagrece porque é rico em propriedades que eliminam as toxinas do organismo, além de proporcionar um efeito diurético, assim toda a retenção de líquidos é eliminada.

Mas para que ele realmente proporcione um efeito emagrecedor é essencial que seja consumido diariamente e cerca de um litro. E para que seu efeito seja devastador contra as gordurinhas, é possível acrescentar ao chá de erva cidreira componentes como gengibre e limão, além de poder misturá-lo com outros tipos de chás, como, por exemplo, o chá verde.

Quais os benefícios do chá de erva cidreira para a saúde?

Além de proporcionar um efeito emagrecedor, o chá de erva cidreira também traz muitos outros benefícios para o organismo, e dentre eles podemos destacar:

  • Melhora da qualidade do sono, assim combatendo a insônia;
  • Combate os gases;
  • Alivia as cólicas menstruais e também intestinais;
  • É capaz de prevenir distúrbios renais;
  • Alivia a tosse;
  • Alivia as dores de cabeça;
  • Auxilia no tratamento do estresse;
  • Combate a retenção de líquidos;
  • Eficaz no alívio da dor e desconforto do reumatismo;
  • Auxilia no tratamento de problemas gástricos;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • É um poderoso antioxidante.

Quais as propriedades do chá de erva cidreira?

Como já mencionado acima, o chá de erva cidreira é rico em benefícios para a saúde e entre as suas propriedades podemos destacar:

Propriedades calmantes, analgésica, antimicrobiana, cicatrizante, tônico, sedativo, relaxante, antinevrálgica, expectorante, antiviral, antiespasmódica, sudorífera, antibiótica e anti-inflamatória.

Além do chá, a erva cidreira também usada na culinária, na cosmética e principalmente no preparo de licores, pois possui um aroma especial e bastante peculiar, sendo uma ótima alternativa para o preparo de aves, saladas e peixes. As folhas da erva cidreira podem ser usadas secas ou frescas.

Informações nutricionais da erva cidreira

A erva cidreira é rica em vitamina A, vitamina B1 (tiamina), vitamina B2 (riboflavina), vitamina B3 (niacina), vitamina B5 (ácido pantotênico), vitamina B6 (piridoxina), vitamina folato e vitamina C. Também é rica em minerais como potássio, c fálcio, magnésio, fósforo, manganês, cobre, zinco e ferro.

Apesar do chá de erva cidreira ser 100% natural, o seu consumo em excesso pode causar sonolência e a diminuição da frequência cardíaca, por isso o ideal é não ultrapassar o consumo de 1 litro ao dia. Caso sinta muito sonolência, diminua a quantidade ingerida.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *