Verdades sobre concursos e empregos públicos – o que esperar

por | julho 5, 2018

Como u00e9 ser funcionu00e1rio publico?

Concursos públicos são excelentes opções para mulheres que querem emprego fixo, bom salario e tranquilidade. Mais será que é assim na prática? O Guia Saúde da Mulher trás para você em primeira mão, uma avaliação minuciosa a respeito do emprego público, suas verdades e mentiras!

A pouco tempo atrás, a Polícia Federal anunciou uma pesquisa que mostrava que mais de 30% de seu contingente estava insatisfeito com o trabalho e o motivo não era o salário. Mesmo assim, o concurso anunciado pela Polícia Rodoviária Federal este ano está movimentando alguns milhares de reais em material de estudo, aulas presenciais e on-line, livros e professores que prometem seu sucesso total, o que nos mostra que os concursos públicos se tornaram um comércio no Brasil, onde os “concurseiros”, que são aquelas pessoas cujo objetivo é passar em um concurso, as vezes se submetem a provas de concurso olhando apenas as cifras do salário, esquecendo-se completamente de ler as competências do cargo, ou seja: “o que eu vou fazer?”

 

 

Qual é o perfil esperado de um funcionário público?

Espera-se que o funcionário público tenha perfil para a função que está prestes a assumir, sendo a prova do concurso, uma preparação prévia para desenvolver as habilidades necessárias para a função. E aqui nasce um problema: o concurseiro aprende a fazer essas provas, não porque aqueles assuntos são um pré-requisito para seu futuro trabalho e sim porque precisa de pontos para passar (focando apenas nesse quesito). Isso faz com que muitas pessoas assumam empregos em áreas nas quais são completamente inexperientes, na maioria das vezes porque não tem o perfil para aquele cargo.

De modo geral, uma funcionária pública deve ter disciplina, ser honesta, cordial, gostar de pessoas, ter força de vontade, paciência e estar disposta a aprender sempre.

Uma ideia sobre “Verdades sobre concursos e empregos públicos – o que esperar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *