Trabalhe em casa com conforto e perto de sua família – home office

por | abril 12, 2019

Compartilhar é se importar!

Trabalhe em casa com conforto e perto de sua famu00edlia – home office

Hoje é possível trabalhar em uma multinacional sem sair de casa, ficar horas em engarrafamentos monstruosos, passar o dia todo em um escritório no som desagradável de um ar condicionado e no final do dia voltar para casa e encontrar todos os membros de sua família dormindo.

Mais como isso é possível? Apresentamos o conceito revolucionário que já é uma realidade nos Estados Unidos e Europa, o home office, que significa escritório em casa.

O mundo capitalista passou por uma série de revoluções, não só tecnológicas e nos padrões de produção, mais também em relação ao seus recursos humanos, ou seja, a mão de obra, o trabalhador, eu, você, todos os que movimentam o sistema. Associado a isso, nas últimas décadas as mulheres ganharam de forma espetacular seu espaço no mercado de trabalho, estando presente em grandes companhias, ocupando cargos gerenciais e executivos, antes ocupados só por homens, e aqui nasce uma diferença, os homens podem se ausentar, passar o dia todo fora e voltarem para casa, dar boa noite para os filhos, para a esposa e no outro dia começar tudo novamente, isso é cultural. A mulher é diferente, pois além de executiva ou gerente, ela é mãe, esposa, amiga e muitas vezes dona de casa.

Pensando nisso, e pensando também na produtividade empresarial associada ao aumento dos lucros coorporativos, muitas empresas multinacionais de renome internacional, que movimentam sozinhas bilhões, senão trilhões de dólares por ano, proporcionam aos seus funcionários, a oportunidade de trabalharem em casa, o que foi possível também com a rápida expansão dos meios de comunicação, em especial a internet.

Algumas empresas podem ser citadas neste contexto: Google, Facebook, Microsoft, Apple, Samsung, Embratel, entre outras.

Muito bem, a empresa espera de você produção e que sua mão-de-obra contribua com seus lucros. Por outro lado, a empresa garante a você altos níveis de bem-estar, investe em sua carreira e promove você que em contrapartida, desenvolve seu trabalho da melhor forma possível, com criatividade, inovação e principalmente com responsabilidade. Pronto! União perfeita do útil ao agradável. Agora você faz seus horários, estabelece suas metas profissionais e pessoais, tudo no conforto do lar. Agora vamos listar três pontos importantes sobre este assunto: benefícios para você e seu empregador, pontos negativos para os dois e o mais importante e interessante, o seu novo ambiente de trabalho, o seu home office.

 

Benefícios de se trabalhar em um home office:

 

a) Para o empregador

– O empregador não irá precisar ter uma grande empresa para desenvolver seus trabalhos, ou seja, o espaço físico pode ser reduzido a uma sala de convenções, duas ou três salas para os diretores e espaço para o estoque se houver.

– O empregador não vai ser onerado com vale alimentação, vale transporte, e outros custos com o transporte do funcionário, ou seja, vai reduzir seus custos.

– O empregador oferece bem-estar ao funcionário que retribui com trabalho, metas e objetivos cumpridos.

Reduz-se o desgaste pessoal e as brigas entre colegas de trabalho. O endomarketing é beneficiado.

– A ascensão de carreira começa a se basear em números e produtividade, o que é excelente para a produtividade do funcionário.

 

b) Para o funcionário

– O primeiro ponto é ganho ganhos substancial nos níveis de bem-estar.

– Maior produtividade, associada a ideias mais criativas e objetivos alcançados com mais sucesso.

– Você escolhe o quanto trabalhar, a hora de iniciar, a hora de parar, quando descansar.

– Você pode ir a praia, academia, parque, clube, quando quiser, desde que esteja com todos os seus compromissos em dia.

– O seu chefe não vai se importar se você perder a hora um dia da semana ou se quiser tomar café mais de uma vez. Só tome cuidado para não engordar.

– Você vai ter mais tempo para ficar com seus filhos, marido, amigas, mãe, irmã(os/s), quem quiser.

– Sem engarrafamento, sem poluição, sem risco de assaltos, sem manutenção e rodizio de carros, sem stress.

– Você pode estudar enquanto trabalha, aprimorar seus conhecimentos, conseguir uma ascensão em sua carreira.

– Em fim, pode fazer tudo o que você sempre quis, mais que não consegue devido ao ritmo de trabalho que possui.

 

Pontos negativos do home office

Os pontos negativos associados à trabalhar em casa é bilateral, ou seja, pode afetar tanto o empresário, no papel de empregador e o funcionário, no papel de mão de obra. De antemão, afirmo que todos estes problemas podem ser contornados se houver uma relação de parceria, confiança e respeito entre a empresa e seu funcionário. E é necessário que ambos se conheçam, tanto no que se diz respeito a ética, moral, compromisso, caráter e perfil de cada um.

Falta de compromisso do funcionário

Esquecimento da empresa em relação ao funcionário

Perda da comunicação

Substituição de mão de obra, por outra mais barata, fazendo com que a empresa se torne um leilão de empregos

Vazamento de informações confidencias, que podem ser vendidas ou captadas na rede por hackers.

– Desenvolvimento de trabalhos paralelos por parte do funcionário, que passa a desenvolver duas atividades, prejudicando a principal e ainda colocando a empresa em xeque, podendo se tornar um concorrente no futuro.

Perda da motivação ou desvio de atenção por parte do funcionário.

Negligência por parte do empregador em relação às suas obrigações para com o funcionário.

 

Como montar seu home office

O home office deve oferecer tranquilidade e praticidade para você. Deve ser um ambiente bem iluminado, tranquilo e calmo, que tenha a sua cara e que lhe proporcione momentos agradáveis durante as horas do dia que vai passar ali. Cores claras são uma boa pedida, pois deixam o ambiente clean e agradável aos seus olhos. Vai aqui, alguma dicas para que seu home office contemple todas as suas necessidades.

– Ambiente bem iluminado.

– Móveis de cor clara e ergonômicos que lhe garanta praticidade no dia-a-dia.

– Cadeira confortável, com braços reguláveis e pés giratórios, lhe garantindo mobilidade e evitando fadiga dos músculos dos membros superiores e lesão por esforço repetitivo (LER).

– Material de consulta como livros, apostilas, manuais, etc, agrupados de forma que facilite sua consulta e utilização.

– Equipamento de informática de boa qualidade, incluindo computador desktop, laptop, impressora a laser (por ser mais econômica), scanner, rede wireless de boa qualidade. Dê preferencia por sistemas operacionais seguros e eficientes, que não travam e que não sejam ameaçados por vírus como os desenvolvidos pela Apple e os de distribuição gratuita como o Linux.

– Iluminação de qualidade para que você não canse os olhos ou sinta mal-estar durante o desenvolvimento de suas tarefas.

– Objetos pessoais e de lazer, que lhe ofereça momentos de distração, dentro de seu escritório, em sua casa.

– Gosta de café? Que tal uma máquina de expresso em capsula dentro de seu home office?

– Decoração a seu gosto.

Por fim, lembre-se de comunicar em casa que este espaço é o seu ambiente de trabalho e por isso deve ser respeitado como tal. Muitas empresas oferecem um bônus em dinheiro para que o funcionário possa montar o seu home office, bem como os equipamentos de informática necessários. Isso porem, vai depender da empresa em que você trabalha ou pretende trabalhar.

Compartilhar é se importar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *