Se prepare para prestar provas de concurso publico e tenha estabilidade, bom salário, faça carreira e desfrute da tranquilidade

por | julho 4, 2018

Todas as pessoas que se preparam para prestar uma prova de concurso publico é carinhosamente chamada de concurseiro(a). E ao contrário do que todos pensam, não se trata de um nerd ou uma pessoa de cabelos atrapalhados, que vive confinado dentro de um quarto durante o ano todo.

Isso mudou! Sabe por que? As dicas necessárias para ser aprovado(a) em uma prova de concurso público foram reveladas, e através da programação neurolinguística (PNI) você também pode conseguir…

 

Como a concurseira deve agir?

O concurseiro precisa de disciplina e força de vontade. É necessário traçar os objetivos e evitar cair em tentações durante o percurso. Foco é a principal virtude que um concurseiro pode ter. Sabendo isso, e tendo ciência que estudar, estudar e estudar é o que o concurseiro mais fará até passar, vai algumas dicas para maximizar os estudos e ganhar tempo:

– Antes de escolher um concurso para prestar, leia o edital, veja as obrigações do cargo, visite o website da instituição que oferece o cargo, se possível, visite o local. Cuidado para não entrar nas estatísticas dos indivíduos que passam em concursos e tornam-se eternos infelizes, com dinheiro e sem qualidade de vida.

– Tente fazer concursos que sigam uma mesma linha, ou seja, que possuem muitas matérias em comum. Isso vai otimizar seu tempo de estudo. Você poderá estudar para vários concursos ao mesmo tempo.

– Leia cuidadosamente o edital do concurso que pretende prestar e anote todas as matérias que são cobradas. No que se trata de leis, anote todas, inclusive os artigos. Muitos concursos cobram de você que saiba, por exemplo, apenas um trecho de uma certa lei. Isso vai otimizar seu estudo e evitar que você perca tempo estudando coisas desnecessárias.

– Estude a empresa organizadora do curso e veja a forma como organiza as provas. Muitas empresas cobram que o candidato decore as leis, outras cobram interpretação. Se você for estudar para concursos que cobrem apenas que você conheça a lei, provavelmente você conseguira estudar de graça, pois no site do Planalto, todas as leis podem ser impressas gratuitamente.

– Estude enquanto caminha, faz academia ou se desloca de um local para o outro! Você sabia que o Governo disponibiliza a constituição federal e o código civil todo em áudio? Isso mesmo, você pode baixar gratuitamente na Camara dos Deputados (Constituição Federal) e Senado Federal (Código Civil)arquivos em mp3 para você ouvir em qualquer lugar e a qualquer momento. Otimizar seu tempo é a chave do negócio, afinal, você quer passar logo e começar a aproveitar os frutos do seu trabalho, correto?

– Procure elaborar um roteiro de estudo progressivo, onde você começa com poucas horas, vai acrescendo tempo até chegar ao limite máximo de horas que você necessita estudar, que são 12 horas/dia. Se você é uma concurseira que vai começar a estudar agora, e tentar estudar logo 12 horas por dia, provavelmente vai desistir no segundo dia. Sua mente e seu corpo ainda não estão preparados para isso. Você precisa começar aos poucos. Comece com duas horas diárias, e vá aumentando uma hora a cada dia até chegar às 12 horas/dia. Você vai levar 11 dias pra chegar a esse patamar e a partir do 15º dia, fazer isso se tornará um hábito, isso porque seu corpo, de modo geral, gasta 15 dias para se adaptar por completo a uma nova realidade.

Estude em um local com boa iluminação, tranquilo e moderadamente confortável, ou seja, não use uma poltrona tão macia ao ponto de lhe dá sono e nem uma cadeira dura demais que lhe cause dores.

Estude uma vez e com qualidade! O maior erro que o concurseiro pode cometer é ficar indo e voltando várias vezes na mesma matéria. Estude uma só vez e com qualidade. Faça esquemas com tudo o que aprender, seja anotando palavras chaves, seja através de fluxograma ou até mesmo resumos. De forma que quando quiser relembrar, você vai recorrer a este material.

Dia da revisão! Tire um dia da semana para revisar tudo o que você aprendeu durante todos os dias, isso vai mostrar para seu cérebro que aquela informação é importante e deve ser sempre lembrada. Isso faz toda a diferença!

Dia do descanso! Escolha um dia da semana para você descansar e fazer qualquer outra coisa que não seja estudar. Sua mente precisa descansar e seu corpo também. Mais faça isso após a sua terceira semana de estudos, para não quebrar aqueles 15 dias que seu corpo e mente precisam para entrar nos eixos.

Alimente-se bem! Sua dieta deve ser leve, nutritiva e saudável. Um metabolismo bem equilibrado, com os nutrientes certos, está diretamente ligado à sua performance nos estudos. Afinal, seu cérebro, precisa ter energia para funcionar, seu sistema gastrointestinal tem que estar funcionando corretamente para você não sentir mau estares, seu sistema musculoesquelético precisa estar forte para você não chegar no final do dia com dores e utilizar o próximo para se recuperar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *