Mercado de trabalho

O profissional que o mercado procura é você

 

Todas vocês em algum momento de suas vidas já devem ter ouvido as seguintes frases: “preparem-se para o mercado de trabalho”, “o mercado de trabalho só aceita os melhores”, “a competição é acirrada no mercado de trabalho”, “estude, faça pós-graduação, mestrado, doutorado, pós doutorado, saiba falar inglês, francês, chinês, japonês, espanhol e saiba programar, assim o mercado de trabalho te aceita”, “Hoje o mercado de trabalho valoriza o profissional que tem tempo para se dedicar”, “Marketing pessoal, associado a um bom network é a alma do negócio”…

 

Pois bem, com este texto, pretendo mostrar que isso não é bem assim e vou dizer coisas que talvez você ainda não tenha lido ou ouvido em lugar nenhum, provavelmente porque é a verdade e as vezes, a verdade não é valorizada como o ilusionismo e as fórmulas mágicas de conseguir emprego e ser uma executiva da noite para o dia.

 

Em primeiro lugar, gostaria de deixar bem claro que “o mercado de trabalho”, ao contrário do que todos tentam passar não é “alguém”, e sim, um “sistema composto por muitas pessoas”! Então você não tem que se preparar para alguém.

 

Segundo, ter um curriculum enorme não significa nada se você não tiver tesão pelo que faz, pois provavelmente você vai forçar ser alguém que não é.

 

Por fim, já que o “mercado de trabalho” não é uma pessoa e sim um sistema, você será uma engrenagem dentro deste sistema e de acordo com o seu “perfil” e não o seu curriculum somente, vai ser colocada no motor central ou em algum lugar acessório, mais terá o seu lugar.

Em outras palavras, o bom profissional é aquele que possui perfil, associado ao seu talento, e tudo isso estará expressos em seu curriculum. E sabe qual é o profissional que possui isso tudo sem grandes esforços? Aquele que faz o que gosta! É simples! Curriculum e dinheiro é fruto de força de vontade e dedicação.

 

Leitoras! Dinheiro não é problema no mundo capitalista em que vivemos, no entanto ele é aplicado naquilo que trás retorno e que movimenta o sistema! Se você tem essa capacidade, tenha certeza que seu lugar no mercado de trabalho está garantido!

 

 

A pouco, me formei em economia e me especializei em projetos através de um programa de MBA, títulos que aferi em grandes instituições de ensino do Brasil. Já tive experiência com consultoria, já trabalhei para multinacionais e já fui administrador público federal. No momento, curso medicina e criei um novo produto, que gera bem-estar e saúde: o Guia Saúde da Mulher. Deixo bem claro, que chamo meu projeto de produto, pois ele foi produzido por alguém, então, é um produto (é necessário colocar o pingo do “i”). E sabem o que me motivou a fazer isso? A emoção, o sentimento e esta forma de pensar que acabo de compartilhar com vocês.

 

Então, pensem duas vezes antes de fazer cursos e mais cursos de assuntos que não lhe agradam, antes de se submeter a entrevistas de emprego que não são da sua área, antes de perder seu domingo de sol estudando para um concurso público visando um cargo que nem sabe o que faz, em fim, aplique sua energia naquilo que gosta, pois o resultado almejado que se resume em bem-estar e felicidade será apenas consequência deste simples passo! E nunca tenha medo de errar e ter que começar de novo, pois é melhor morrer tentando do que viver a vida infeliz.

Click para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir