Compartilhar é se importar!

Ensino a Distu00e2ncia – matricule-se nessa idu00e9ia!

O mercado não é tão exigente quanto se acredita que ele seja, no entanto, ele valoriza quem o faz crescer, fornecendo meios para isso. O mercado valoriza de forma especial, quem está em sintonia, quem inova e produz, quem é empreendedor. Afinal, o mercado é um sistema composto por centenas de milhares de profissionais, todos interligados por transações comerciais possíveis através das relações humanas.

Sabendo disso, é possível entender porque no mercado de trabalho, educação vale dinheiro. E por isso, na maioria das vezes, o seu salario é diretamente proporcional ao seu grau de informação, especialização e atualização.

Como a educação é uma variável direta para valorizar sua carreira, a estratégia é se educar constantemente.

Acabei de criar um problema para você?

Você pode estar pensando: é fácil falar isso, mas como vou estudar se não tenho tempo pra quase nada; estou desempregada e sem dinheiro; minha família cobra minha presença; não viajo, não me divirto, não tenho vida social e só trabalho?!

Então vou lhe dizer o seguinte: tempo é sinônimo de prioridade! Você tem tempo para tudo aquilo que prioriza. Se você estabelecer prioridades, você conseguirá fazer tudo que quiser.

Bem, a única coisa que justificaria a inércia de uma pessoa frente ao mercado de trabalho ou qualquer outra coisa é a sua mente! E por isso, você precisa estar com a sua saúde mental equilibrada e ser confiante. Mente sã, corpo sã e mãos a obra. Todos os dias, a todo momento, a vida lhe dá uma segunda chance e mostra que você pode chegar lá. Siga estes sinais.

Voltando ao assunto “educação” como princípio de ascensão ao mercado de trabalho, hoje é possível fazer curso de aperfeiçoamento, atualização, curso técnico, curso superior, pós-graduação, MBA, entre outros, sem sair do conforto do lar, através da internet, utilizando uma modalidade de ensino denominada Educação a Distância (EaD). Isso mesmo, você pode estudar pela internet.

Através da  educação a distância, EaD, você consegue, através de um ambiente virtual, com sala de aula, biblioteca, sala de bate papo, fóruns, atividades, avaliações e provas, aprender todas as disciplinas que compõem um curso de graduação, pós-graduação, MBA, etc. Essa modalidade de ensino é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), ou seja, quando você faz um curso a distância, em modalidades específicas, você pode ser certificado com autorização do Ministério da Educação e seu diploma não recebe nenhum tipo de distinção daquele emitido por uma universidade com cursos presenciais.

Em outros casos, você conta com certificados de cursos de extensão, aperfeiçoamentos e atualizações, emitidos por empresas privadas ou profissionais liberais através de consultorias, que podem enriquecer seus conhecimentos, seu curriculum vitae e seu salario. Como disse no início do texto, o mercado cria mecanismos para você progredir.

O bom disso tudo é que você pode estudar em casa, criando seu próprio horário e roteiro de estudos, através de um modelo colaborativista, onde todos contribuem e todos saem ganhando.

Cursos EaD podem durar de semanas até alguns anos, dependendo do abordagem, e do grau de complexidade. Alguns são oferecidos gratuitamente e estão diretamente ligados a instituições federais de ensino, outros possuem mensalidades que podem chegar ao patamar do valor cobrado em cursos presenciais.

O benefício do ensino a distância ou EaD como já foi dito, se dá principalmente pelo fato de se poder estudar em casa, montar seu horário, seguir seu ritmo e formalizar a sua agenda de estudos. Além disso, você vence todas as barreiras geográficas existentes. Por exemplo, é possível estudar em grandes universidades norte americanas como Harvard, Stanford, MIT sem ter que tirar passaporte ou visto americano.

Estudar também lhe traz bem-estar, lhe garante realização pessoal, abre sua mente para novas ideias e valoriza seu lado profissional. Por fim, pode lhe render um cargo melhor na empresa que trabalha, um emprego novo, seu primeiro emprego, a abertura de um negócio próprio, etc. O leque de oportunidades para quem estuda é imensurável.

Abaixo, relacionamos algumas instituições de ensino no Brasil e Estados Unidos que oferecem ensino a distância de forma gratuita!

 

EaD nos Estados Unidos da América (algumas opções)

Instituições

Endereço eletrônico

Berklee College of Music

Brown University

California Institute of Technology

Columbia University

Duke University

École Polytechnique Fédérale de Lausanne

Emory University

Georgia Institute of Technology

Hebrew University of Jerusalem

Johns Hopkins University

Mount Sinai School of Medicine

Ohio State University

Princeton University

Rice University

Stanford University

The Hong Kong University of Science and Technology

The University of British Columbia

University of California, Irvine

University of California, San Francisco

University of Edinburgh

University of Florida

University of Illinois at Urbana-Champaign

University of London International Programmes

University of Maryland, College Park

University of Melbourne

University of Michigan

University of Pennsylvania

University of Pittsburgh

University of Toronto

University of Virginia

University of Washington

Vanderbilt University

Wesleyan University

https://www.coursera.org/

 

Massachusetts Institute of Technology

Harvard University

Berkeley University of California

https://www.edx.org/

 

Ead no Brasil (algumas opções):

Instituições

Endereço eletrônico

Universidade Aberta do Brasil

http://uab.capes.gov.br/

Universidade Federal de São João Del Rei

http://www.nead.ufsj.edu.br/

Universidade Federal de Minas Gerais

https://www2.ufmg.br/ead/

Universidade Federal de Juiz de Fora

http://www.cead.ufjf.br/

UNICAMP

http://www.unicamp.br/EA/

USP

http://www5.usp.br/ensino/educacao-a-distancia/

UNESP

http://unesp.br/unespaberta

 

Boa sorte nos estudos e lembre-se que a mudança que você espera acontecer inicia-se no momento em que você começa a mudar.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *