Passei em uma prova de concurso publico, e agora?

por | julho 6, 2018

Parabéns! Você venceu! Passar em um concurso público hoje, é mais difícil que ser aprovado no vestibular para Medicina ou até mesmo ganhar em jogos de azar.

 

– Agora você precisa tomar uma série de decisões em sua vida, começando com a data em que vai assumir a sua função. Normalmente, quando você toma posse em um cargo público, pode optar em começar a trabalhar imediatamente ou não, sendo o prazo máximo para entrar em exercício 30 dias. Esse prazo pode variar de instituição para instituição, dependendo da demanda do órgão.

– Tenha em mãos todos os documentos solicitados no edital e nunca deixe nada para ultima hora. Isso é importante!

– Quando chegar no seu novo emprego, não vá com muita sede ao pote. É normal que a gente queira mostrar serviço quando entra em um emprego novo. Porem, se você fizer isso, sua ação pode ser interpretada como “você querendo aparecer”, essas coisas. No emprego público existe muita vaidade, principalmente se você for trabalhar com funcionários com mais tempo de casa. Mesmo se você ver deficiências no setor em que vai trabalhar, o que é normal, pois você estará acabando de chegar e terá uma visão diferente de quem está lá, vá com calma para falar, pois tudo tem a sua hora. Pense em duas coisas: sempre funcionou assim, ninguém está interessado em mudar naquele momento. Plante sua ideia e a cultive.

– Leia novamente a Lei 8.112, se seu cargo for federal ou a lei correspondente se for municipal ou estadual. Conheça também a lei que rege seu regime de trabalho. Saiba o conteúdo dessas na ponta da língua, principalmente no que tange a seus direitos e deveres.

– No serviço público, o que vale é o que está no papel. Ou seja, nunca execute nenhuma ação verbal, sempre emita documentos para formalizar tudo o que você faz.

Dicas e considerações:

a) Se você acha que depois que entrar para o funcionalismo público nunca mais vai trabalhar, enganou-se. É aquele ditado: “Rapadura é doce mais não é mole não”. Funcionário público trabalha muito e suas ações refletem diretamente na sociedade. Sua principal função e servir!

b) Nunca ofusque o brilho do mestre! Esta é uma das leis do poder e deve ser levada em consideração no serviço público. Nunca critique o trabalho de seu chefe imediato ou chefes. Se algo lhe desagrade, converse com ele pessoalmente e como eu já disse, plante a ideia e a cultive aos poucos. No serviço público, ideias nem sempre são bem vindas, o que conta é a ação.

c) Aproveite todas as oportunidades que aparecerem. No serviço público você terá muitas oportunidades de fazer excelentes cursos, se especializar, estudar mais, ser cada dia melhor! Isso só tem a somar em sua vida, tanto profissional como particular.

d) Se conseguiu o emprego que queria, o trabalho que esperava e o salario que acredita ser necessário, aproveite a vida, os momentos, a família. O melhor do funcionalismo público, é que na hora que chega o final do expediente, você pode ir para casa e ter vida social.

Esperto ter ajudado vocês! Agradecemos por ler o Guia Saúde da Mulher.

Uma ideia sobre “Passei em uma prova de concurso publico, e agora?

  1. br.fatlossdoctor.Pro

    Uma discussão fascinante vale a pena comentar.
    Não há dúvida de que você deveria escrever mais
    sobre esta questão, pode não ser um assunto tabu, mas tipicamente pessoas não falam sobre tais
    Tópicos. Para o próximo! Muito bem sucedida!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *