Beleza e estética

Protetor solar: Motivos para usar sempre

O protetor solar é indispensável no dia a dia de qualquer pessoa, já que é capaz de evitar vários problemas de saúde, inclusive da pele. Mas infelizmente muitas pessoas ainda não fazem ideia da extrema importância que é o uso diário desse produto, principalmente quando se fica exposto ao sol. Pensando nisso, separamos os principais motivos para que você comece a usar o protetor solar todos os dias.

Protetor solar todos os dias

O protetor solar deve ser aplicado diariamente em todas as áreas que ficam expostas, inclusive no inverno! Isso porque o sol emite 3 tipos de raios ultravioletas que em excesso fazem mal para a saúde.

O primeiro raio é o UVC que é barrado pela camada de ozônio.

O segundo tipo é o UVB, muito mais predominante no verão e entre as 10:00 da manhã e 16:00 da tarde. Esse tipo de raio ultravioleta é o responsável pelas queimaduras, vermelhidão e a predisposição ao câncer de pele.

O terceiro tipo é o UVA que está presente durante todo o ano e é o responsável pelas manchas, envelhecimento precoce, alergias, flacidez e o câncer de pele devido a acumulação dos raios na pele.

Por isso o protetor solar deve ser aplicado todos os dias, inclusive dos dias mais frios do ano, já que os raios também são emitidos em outros épocas além do verão.

Protetor solar e envelhecimento precoce

Estudos comprovam que pessoas que passam a usar o protetor solar diariamente tem 25% menos chances de apresentar os sinais visíveis de envelhecimento precoce da pele que é causado pelo sol em comparação as pessoas que não fazem o uso correto do produto.

Esse envelhecimento precoce da pele ocorre porque o sol, mais especificamente o raio ultravioleta UVA estimula a destruição das células de colágeno, um tipo de proteína que é responsável pela elasticidade e sustentação da pele. Então esse é um motivo para que o uso do protetor solar seja diário!

Protetor solar e o câncer de pele

Um estudo científico realizado na Austrália mais que comprovou que o uso diário de protetor solar nas áreas do corpo que ficam expostas ao sol, reduz pela metade as chances da pessoa desenvolver o Melanoma, o tipo de câncer de pele mais agressivo e letal. É importante que o FPS (fator de proteção solar) seja sempre acima de 15 e em pessoas de pele muito clara sempre acima de 30.

Protetor solar e manchas na pele

Você sabia que, aquelas áreas mais escuras que aparecem principalmente no rosto e nas mãos, são manchas, mais especificamente melasma, que surgem na pele pela falta de protetor solar? Os raios ultravioletas aumentam o número de Melanócitos, células responsáveis pela cor da pele. Então por causa desse aumento, os melanócitos podem surgir em até 3 tons mais escuros, assim dando origem a mancha.

Sem dúvidas a melhor forma de proteger sua pele de manchas e, é claro, dos outros problemas citados acima, é através do uso diário do protetor solar.

Click para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subir