O que é a Técnica de Pilates

por | janeiro 27, 2019

Compartilhar é se importar!

O Pilates é um dos exercícios mais comentados atualmente, trata-se de uma técnica de condicionamento físico e mental que surgiu no inicio dos anos de 1900 com Joseph Pilates. As técnicas são ótimas opções para quem deseja conhecer melhor o seu corpo e ter mais controle sobre seus músculos, os movimentos realizados nas aulas de pilates proporcionam bem estar físico e mental e está diretamente ligado também á concentração.

Como são os exercícios de pilates

O pilates possui vários tipos de exercícios e cada um deles tem seu objetivo, e possível realizar exercícios no solo ou nos aparelhos. Veremos alguns dos principais aparelhos e como os exercícios acontecem:

⦁    Reformer: é como uma cama com carrinho deslizante e ligado às molas, os exercícios neste aparelho trabalham coxas, abdômen, quadril e peito, tanto as partes inferiores quanto laterais e posteriores de todos membros citados;
⦁    Bola: a bola de pilates possibilita a realização dos exercícios de solo, quadril, pernas e também para postura;
⦁    Cadillac: possui 2 barras de ferro e um colchão, com ele é possível fazer mais de 200 tipos de exercícios. Outro elemento  do cadillac é o trapézio, através deste aparelho é possível trabalhar pés, coxas, coluna, cintura pélvica e ombro;
⦁    Combo chair: o aparelho que se parece cm uma cadeira é bem utilizado nas aulas de pilates, como ele os exercícios para fortalecimento de joelho, coluna e ombros é realizado de forma correta;
⦁    Barrel: se aprece com um meio barril com almofada, é utilizado para exercícios de fortalecimento de ombros, tronco, abdômen e região dorsal da coluna.

Há ainda outros aparelhos e exercícios utilizados na técnicas de pilates, todos eles têm seu foco em algo especifico o que facilita ainda mais a divisão da técnicas. Se você não conhece a técnica pode fazer uma aula experimental para saber se realmente vai gostar, mas não há contra indicações, basta realizar os exercícios de forma correta para que os resultados apareçam.

Benefícios do pilates

A técnica de pilates traz muitos benefícios para o corpo e para a mente, cada indivíduo pode procurar a técnica com uma finalidade, mas de forma geral ele trará benefícios, os mais conhecidos são:

⦁    Combate ao stress: é uma técnica que tem como objetivo concentração e foco;
⦁    Diminui as dores: o alongamento ajuda na diminuição de dores e incômodos;
⦁    Melhora a respiração: com a técnica de pilates você aprende a controlar sua respiração;
⦁    Postura corporal: os exercícios ajudam a manter a postura correta da coluna;
⦁    Músculos: os alongamentos e exercícios tonificam a musculatura;
⦁    Flexibilidade: você se dará conta de que tem mais flexibilidade quando conseguir fazer os exercícios;
⦁    Coordenação motora: os aparelhos ajudam a se conhecer melhor e melhorar sua coordenação motora e equilíbrio.

O pilates é uma técnica que vale pena conhecer, traz muitos benefícios e você ainda tem mais qualidade de vida, disposição, dorme melhor e ainda pode perder algumas medidas que serão visíveis quando colocar aquela roupa que não estava servindo mais. Procure por um professor qualificado e faça uma aula experimental.

Compartilhar é se importar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *